O Festival do Rio acontece de 9 a 19 de dezembro em vários cinemas.
As dicas são:
1- Pacificado
Tati (Cassia Gil), uma introspectiva garota de 13 anos, tenta se conectar com seu pai, Jaca (Bukassa Kabengele), depois que ele é libertado da prisão. Enquanto a Polícia Pacificadora luta para manter a ocupação nas favelas do Rio, Tati e Jaca navegam pelas forças conflitantes que ameaçam destruir sua esperança para o futuro.
2- O Farol
Início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
3- State Funeral
A notícia da morte de Stalin em 5 de março de 1953 chocou toda a União Soviética. A cerimônia de sepultamento foi assistida por dezenas de milhares de pessoas em luto. O documentário acompanha cada estágio do espetáculo fúnebre e aborda a questão do culto à personalidade de Stalin como uma forma de ilusão afetiva induzida pelo terrorismo. Apresenta uma visão sobre a natureza do regime e seu legado, que ainda assombra o mundo contemporâneo.
4- Uma Mulher Alta
Dirigido por uma das grandes promessas do cinema russo contemporâneo, Kantemir Balagov, que estreou no longa-metragem “Tesnota” (2017) aos 26 anos e é pupilo de Aleksandr Sokurov. Filme vencedor da mostra Un Certain Regard de Cannes e do prêmio da crítica internacional (Fipresci).
Na Leningrado de 1945, Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação cercada de morte e trauma.
5- Canção sem nome
No auge da crise política dos anos 80, a jovem Georgina tem a sua filha recém-nascida sequestrada em uma clínica de saúde falsa. Sua busca a leva a procurar todos os jornais do Peru para relatar a história e procurar autoridades que consigam ajudá-la. Quando Pedro, um dedicado jornalista, conhece a sua história, se prontifica a encontrar o bebê a qualquer custo.