3a. Mostra SESC de Cinema acontece de 21 de novembro a 4 de dezembro

3a. Mostra SESC de Cinema acontece de 21 de novembro a 4 de dezembro

abertura acontece dia 20 de novembro, às 20h30 no Cinesesc, com a exibição dos curta-metragens “Cosmos (in vitro)”; “Do outro lado”; “Por trás da pele” e “Mesmo com tanta agonia”. Na ocasião, será anunciado o filme vendedor do Prêmio SESC TV que será licenciado pelo período de dois anos para exibição no SESCTV via radiodifusão, streaming, e plataformas digitais do Sesc.

 

Destaques na programação com muitos filmes premiados, como o Espero Tua Revolta (Festival de Berlim), Ilha (Brasília, Festival do Rio) e Estrangeiro (Festival de Cinema Independente de Swindon, na Inglaterra, Festival de Cinema de Pedra Azul, no Espírito Santo; Melhor Fotografia no Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na Paraíba; Melhor Atriz, Ator, Direção de Arte e Trilha Sonora no Festival Audiovisual Comunicurtas, também na Paraíba e o Iguana Dourada Melhor Filme e Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Guayaquil, no Equador).

Com o objetivo de promover a difusão da produção cinematográfica nacional que não chega ao circuito comercial de exibição, o Sesc São Paulo apresenta a terceira edição da Mostra Sesc de Cinema que pretende contribuir para o campo audiovisual como um espaço de lançamento e promoção de filmes e realizadore(a)s brasileir(a)os.

A Mostra reitera a importância da difusão e visibilidade de produções que estão fora do eixo comercial de exibição nos cinemas, televisões e canais on demand. Entre longas e curtas-metragens, os filmes ganham múltiplos sentidos quando projetados em novas janelas de exibição para todos os públicos. Todas as sessões serão seguidas de debate com os realizadores. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir de uma hora antes das sessões.

A Mostra teve estreia em Paraty, de 02 a 09/11, com homenagem à Adélia Sampaio. Agora, ela aporta em São Paulo, de 21 de novembro a 04 de dezembro, no CineSesc, onde serão apresentadas 92 produções independentes selecionadas por comissões regionais e estaduais, em programas como: Panorama Brasil, Panorama Paulista e Panorama Infanto juvenil.

Na curadoria do Panorama Paulista foram selecionados 50 filmes dos 199 inscritos. A comissão curatorial foi formada por Cecília de Nichille, Djin Sganzerla, Graziela Marcheti e Rodrigo Gerace.

Neste panorama Paulista, encontramos o cinema como “âncora de provocação”, pois as obras questionam o status das belas artes ao horizontalizar novas narrativas e visibilidades. O recorte paulista apresenta tantos exercícios plurais da linguagem cinematográfica que o mapeamento sugerido procura mais lugares de fala e escuta de representatividades que a definição de fronteiras. Em cada narrativa, muitos discursos. Muitos deles reafirmam uma São Paulo de contrastes múltiplos ao revira-la do avesso: do desemprego à solidão, do planejamento urbano (ou a falta de) à importância da memória e patrimônio, da cidade para as pessoas, da resistência indígena aos saberes ancestrais como mapping de outros conhecimentos, da desconstrução de padrões estéticos à reinvenção dos corpos, da diversidade sexual à afirmação de gêneros e identidades, do racismo às discriminações que legitimam opressões socioeconômicas, de feminismos à perspectiva queer como afirmação de existências, entre outras abordagens.

Nesta amplitude discursiva, a Mostra revela-se fundamental ao agregar diferentes vozes como forma de (re)conhecimento e escuta. Tal perspectiva firma o audiovisual no contemporâneo como prática social onde cada discurso fílmico é bibliografia visual para se pensar o aqui e agora, para se provocar aquilo que é dado ou escondido, para se questionar inclusive o que é cinema hoje.

Assim, a 3ª Mostra Sesc de Cinema apresenta-se como um convite para compartilhar as diferentes narrativas e discursos que se encontram em filmes de variadas regiões e vozes.

SERVIÇOS:

Evento: 3ª. Mostra Sesc de Cinema

Data: De 21/11 a 04/12 (Abertura dia 21/11, às 20h30)

Local: Cinesesc (Rua Augusta, 2075)

Ingressos: gratuitos e devem ser retirados a partir de uma hora antes das sessões.

 

Por Anna Barros

Deixe um comentário