”Bacurau” abre Festival de Gramado e é aclamado pelo público

”Bacurau” abre Festival de Gramado e é aclamado pelo público

Com sua primeira exibição em terras brasileiras, ‘Bacurau’ abriu a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado e foi aclamado pelo público presente no Palácio dos Festivais na noite desta sexta-feira (16). Sob a direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme foi o vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes e terminou sua sessão na Serra gaúcha bastante aplaudido.

Kleber retorna a Gramado com um filme  que não participa da mostra competitiva. Em 2016, ele abriu o evento com  Aquarius. Quatro anos antes, ‘O Som Ao Redor’ rendeu ao cineasta o Kikito de melhor diretor. Nesses outros longas, Juliano foi o diretor artístico. Os dois também assinam o roteiro.

A estreia de ‘Bacurau’ está prevista para o dia 29 de agosto. O terceiro longa de ficção de Kleber é descrito como uma combinação de gêneros – horror, faroeste, ação e fantasia. O filme se passa em um povoado do sertão de Pernambuco chamado Bacurau, em um futuro próximo. Fenômenos estranhos começam a assombrar o vilarejo: os celulares param de funcionar e Bacurau desaparece do mapa. Os pobres moradores ficam isolados. Nessa comunidade não reconhecida pelo poder público, figuras marginalizadas, como prostitutas e transgêneros, são aceitas e tratadas com naturalidade. Contratados pelas autoridades locais, americanos surgem com a missão de eliminar a população do vilarejo. No entanto, o povo dali não pretende se entregar.

Antes da exibição de ‘Bacurau’, foram feiras duas homenagens póstumas, para os curadores Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho, falecidos este ano. Duas placas foram entregues a familiares deles.

Até 24 de agosto, serão exibidos 19 longas e 34 curtas – entre as mostras nacional, internacional e gaúcha – no Palácio dos Festivais, além de exibições paralelas e especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual. Neste ano, também haverá uma mostra competitiva de longas gaúchos. A entrega dos kikitos está prevista para ocorrer no sábado (24), em cerimônia a ser realizada no Palácio dos Festivais.

Por: Cesar Augusto Mota

Fonte: Portal GauchaZH (com adaptações)

 

 

Deixe um comentário