E teve brasileiro que marcou presença na 72ª edição do Festival de Cannes. Foi exibida no fim da noite da última quarta-feira (15) o filme ‘Bacurau’, do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho, em uma sessão de gala para convidados.
A narrativa se passa num futuro muito próximo, na localidade sertaneja de Bacurau, que some do mapa. Os celulares param de funcionar, deixando os moradores isolados. Os assassinos têm carta branca para matar todo mundo.
“Bacurau”, carregada de cenas truculentas e uma estética inspirada nos filmes de faroeste dos anos 1970, pode ser encarado como um tributo às comunidades do interior do Brasil, que nesta produção não se deixam intimidar pelo grupo de assassinos americanos que trabalham para as autoridades locais. “A diferença em relação aos westerns tradicionais é que os índios eram filmados de longe, só era possível ouvi-los gritar”, diz Dornelles.
Após a exibição, as primeiras críticas da imprensa internacional começaram a ser publicadas e em boa parte delas, o filme foi bem recebido. Os destaques vão para as publicações do jornal inglês de Guardian e o site sobre filmes independentes IndieWire.
De acordo com o crítico crítico Peter Bradshaw, do ‘The Guardian’, o filme é um “trauma alucinatório com algo de Alejandro Jodorowsky, ou ‘Pelos caminhos do Inferno’, de Ted Kotcheff. É também uma vingança paranoica ocidental que lembra Clint Eastwood em ‘Por um punhado de dólares'”.
Já para David Ehrlich, do ‘IndieWire’, u”Bacurau é um western levemente piscodélico que começa no espaço sideral, termina com Udo Kier sendo caçado por um fantasma, e passa o resto de sua duração misturando tudo, de ‘Os sete samurais’ a ‘O albergue’ em um ‘foda-se’ sangrento e sem remorso para quem pensa que a tecnologia de ponta lhe dá o direito de ver o mundo como seu próprio matadouro pessoal”.
Bacurau é o representante brasileiro na corrida pela Palma de Ouro no Festival de Cannes e conta com a codireção de Juliano Dornelles. Nomes como o de Sonia Braga, Karine Teles, Bárbara Colen e Udo Kier fazem parte do elenco e a estreia no Brasil está prevista para setembro.
Por: Cesar Augusto Mota