Maratona Oscar – Melhor Fotografia/Juliana Goes

Maratona Oscar – Melhor Fotografia/Juliana Goes

A luz e as cores são de extrema importância em um filme, e fazem parte do trabalho da direção de fotografia. E neste domingo, dia 24 de fevereiro, vamos conhecer o filme que irá ganhar o Oscar de melhor fotografia.

Roma (2018), o longa da Netflix que ganhou destaque nos festivais de Cannes e Veneza e prêmios no Globo de Ouro, é o favorito para levar a estatueta do Oscar de melhor Fotografia.

No longa, o diretor Alfonso Cuarón mostra a sua infância durante a década de 70, no bairro  Roma, na cidade do México, sob os olhos de Cleo (Yalitza Aparicio) empregada doméstica de sua família classe média. O filme também mostra a época em que o México vivia tensões políticas e sociais.

O filme é todo em preto e branco e destaca a simplicidade no cenário. A impressão é que estamos assistindo a um filme dos anos 60. Toda a fotografia é impecável e merece a estatueta.

A cena em que a Cleo entra no mar para salvar as crianças, o diretor de fotografia teve que construir um trapiche para filmar por cima do mar, assim o público pôde acompanhar uma das cenas mais emocionantes do filme.

Em “A Favorita” a fotografia de época recria o passado, e para isso foram usadas figuras e pinturas de época. A produção também usou um recurso bem diferente, como câmeras panorâmicas, onde pode ver tudo que está em volta.

Já em “Nasce Uma Estrela” a ideia da fotografia é mostrar um efeito de documentário, como se tivesse alguém segurando uma câmera.

No filme “Nunca Deixe de Lembrar”, a fotografia faz um trabalho brilhante ao destacar o ponto de vista do pintor Kurt Barnert.  E em “Guerra Fria”, a fotografia é bem parecida com o de Roma. O longa é todo em preto e brando para levar ao passado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem será que leva a estatueta de melhor fotografia?

O Oscar 2019 acontece neste domingo, dia 24 de fevereiro.

 

Deixe um comentário