Olá, leitor do Poltrona de Cinema!
Nesta última postagem de 2018 eu venho com minha lista dos melhores filmes de 2018. Não estranhem a ausência de alguns filmes famosos e aclamados durante o ano, essas produções listadas abaixo por mim foram para não coincidir com a lista da amiga Anna Barros, que trouxe grandes obras, por sinal. Aprecie e opine, algum outro poderia ter figurado nessa lista? Feliz 2019!
10) Os Incríveis 2 (Incredibles 2)
A família de heróis mais amada está de volta após 14 anos e em uma aventura ainda mais emocionante. Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle. Você vai se impressionar com a dinâmica dessa animação e vai matar as saudades dessa simpática e carismática família, que só quer o bem do próximo e limar todos os bandidos da cidade.
9) Ilha dos Cachorros (Isle of Dogs)
Nesta fantástica animação de Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo), vemos Atari Kobayashi, um garoto japonês de 12 anos de idade, residente na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Como não aceita se separar do cachorro Spots, Atari convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo, aventura que transforma completamente a vida da cidade. O visual desse longa é impecável, e com temas pontuais e que valem a pena ser discutidos, como xenofobia, militarização e polarização. Uma bela homenagem à cultura japonesa, especialmente o filme ‘Os Sete Samurais’, de Akira Kurosawa.
8) Viva-A Vida é uma Festa (Coco)
Uma belíssima animação da Pixar e vencedora do Oscar que revela as descobertas de Miguel, um garotinho mexicano que sonha em se tornar um grande músico. Um filme que trata não só de música, mas também de luto, e celebrar o dia dos mortos é uma tradição da cultura mexicana, costume este que vai promover a união entre gerações e vai resgatar um tema que antes era tratado como tabu pela família Rivera, a música.
7) Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)
Apontado como um dos melhores filmes já feitos por Spike Lee, ‘Infiltrado na Klan’ resgata uma história insana e real de um passado recente para criticar não só o racismo existente nos anos 70, mas também o vivido nos dias atuais. Trata-se de uma adaptação da história real de Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro da cidade de Colorado Springs. Ele não só conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, como conquistou a confiança de seus membros até estabelecer contato direto com o líder David Duke (Topher Grace), que na época se autointitulava Diretor Nacional e usava roupas formais no lugar dos capuzes brancos — uma forma de disfarçar sua associação com a organização. O objetivo de Stallworth era identificar ataques de cunho racial contra ativistas do movimento negro.
6) Jogador Nº 1 (Ready Player One)
Uma ficção científica que marca o retorno triunfal de Steven Spielberg, vencedor de dois Oscars. O filme se passa no ano de 2045, com o mundo à beira do caos e do colapso. Contudo, as pessoas encontraram refúgio no OASIS, um amplo universo de realidade virtual criado pelo genial e excêntrico James Halliday (Mark Rylance). Quando Halliday morre, ele deixa sua fortuna para a primeira pessoa que encontrar o tesouro que ele escondeu em algum lugar do OASIS, dando origem a uma competição que envolve o mundo inteiro. Quando um jovem e improvável herói chamado Wade Watts (Tye Sheridan) decide participar da competição, ele entra em uma caça ao tesouro arriscada e capaz de distorcer a realidade, através de um universo fantástico de mistério, descoberta e perigo.
5) Assunto de Família (Shoplifters)
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, você sem dúvida vai se sensibilizar com essa história e com a família desse filme de Hirokazu Kore-eda. Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
4) Um Lugar Silencioso (A Quiet Place)
Esse filme de terror pós-apocalíptico, dirigido por John Krasinski, sem dúvida está entre as grandes produções do ano, com tensão e agonia do início ao fim. Quem acompanha se sente inserido no ambiente no qual se passa a trama, e fazer barulho pode ser fatal e pode despertar uma sombria criatura que vive ali, sensível a qualquer ruído. Emily Blunt é o grande destaque, que passa veracidade e muita dramaticidade em sua atuação, o público se sente atingido e vai com ela até o fim da trama, em busca de sobrevivência e de fuga da nefasta criatura.
3) Bird Box
Essa produção da Netflix possui uma premissa semelhante a ‘Um Lugar Silencioso’, mas os personagens são privados de enxergar, e caso vejam o que está ao redor, serão afetados por uma criatura invisível, que irá provocar uma sucessão de suicídios coletivos. Sandra Bullock, a vencedora do Oscar por Um Sonho Possível (The Blind Side) é a estrela desse filme pós-apocalíptico, que entrega uma atuação forte, explosiva e muito envolvente, sem dúvida uma das melhores de sua carreira.
2) Roma
Outra produção da Netflix e com forte potencial a receber uma indicação ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. A produção de Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar por Gravidade (Gravity), a trama se passa na Cidade do México, no bairro Roma, em 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
1) Aquaman
Bastante aclamado pelo público e pela imprensa brasileira e internacional, esse novo filme da DC consegue aliar dinamismo, humor, grandes efeitos especiais e muitas sequências frenéticas de ação, que faltaram nas últimas produções do Universo DC. O mundo retratado no filme de James Wan (Invocação do Mal) é crível, exuberante e recheado de batalhas épicas embaixo d´água e que ameaçam o Império de Atlantis. Vale a pena, se não viu ainda, corra e aproveite!
Por: Cesar Augusto Mota









