‘Guerra Fria’, novo filme de Pawel Pawlikowski, chega aos cinemas brasileiros em 2019

‘Guerra Fria’, novo filme de Pawel Pawlikowski, chega aos cinemas brasileiros em 2019

Vencedor da Palma de Ouro de Melhor Direção em Cannes, longa é uma homenagem do diretor aos seus pais

Do mesmo diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “Ida” em 2015, Pawel Pawlikowski, “GUERRA FRIA” chega aos cinemas dia 7 de fevereiro de 2019. O longa escolhido pela Polônia para disputar o Oscars em 2019, e recebeu a Palma de Ouro de Melhor Direção em Cannes, conta uma história de amor arrebatador entra um homem e uma mulher que se conhecem no pós-guerra. O filme se passa no contexto da Guerra Fria, nos anos 50, na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e Paris.

Pawlikowski dedicou o filme aos seus pais, cujos nomes são os mesmos dos protagonistas: Wiktor e Zula. Seus pais morreram em 1989, pouco antes da queda do Muro de Berlim. Ao longo de 40 anos de relacionamento, eles viveram entre idas e vindas, sempre um atrás do outro. “Ambos eram pessoas fortes e maravilhosas, mas como casal, um desastre sem fim”, reflete Pawlikowski.

Embora o casal da ficção não se pareça tanto com o real, o diretor passou quase dez anos pensando em como contar a história dos pais. “A vida deles não tinha uma forma dramática óbvia e, embora meus pais e eu continuássemos muito próximos – eu era o único filho deles -, quanto mais eu pensava neles depois que eles iam embora, menos eu os entendia”, revela.

Pawlikowski conta ainda que, apesar da dificuldade de compreensão que tinha sobre a relação dos pais, a história dos pais deixa qualquer outra em segundo plano. “Eles foram os personagens dramáticos mais interessantes que eu conheci”. Para conseguir terminar o roteiro, o diretor resolveu não contar a história deles, mas deixou nos personagens traços bem marcantes. “Incompatibilidade de temperamento, incapacidade ficar juntos e anseio de estar quando estão separados, a dificuldade da vida no exílio, de permanecer em uma cultura diferente, a dificuldade da vida sob um regime totalitário e de se agir decentemente apesar das tentações”, detalha o diretor.

SINOPSE

GUERRA FRIA é uma história de um amor arrebatadora. Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos completamente diferentes vivem um amor impossível.

FICHA TÉCNICA

Direção: Pawel Pawlikowski
Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Jeanne Balibar
Gênero: Drama, Romance
País: França, Polônia, Reino Unido
Ano: 2018
Duração: 84 min

TRAILER

SOBRE O DIRETOR

PAWEL PAWLIKOWSKI nasceu em Varsóvia e deixou a Polônia quando tinha catorze anos, foi primeiro para o Reino Unido, Alemanha e Itália, antes de finalmente se estabelecer no Reino Unido em 1977. Ele estudou literatura e filosofia em Londres e Oxford.

Pawlikowski começou a fazer documentários para a BBC no final dos anos 80. Seus documentários, que incluem From Moscow to Pietushki, Dostoiévski’s Travel, Serbian Epic e Tripping Zhirinovsky, ganharam inúmeros prêmios internacionais, incluindo um Emmy e o Prix Italia. Em 1998, Pawlikowski se voltou para a ficção com um filme de TV de baixo orçamento, Twockers, que foi seguido por dois longas-metragens, Last Resort e Meu Amor de Verão, os quais ele escreveu e dirigiu. Ambos os filmes ganharam prêmios da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), bem como muitos outros em festivais ao redor do mundo.

Ele fez The Woman in the Fifth em 2011, e seu filme mais recente, Ida, ganhou o Prêmio da Academia de Melhor Filme de Lingua Estrangeira em 2015, cinco European Film Awards, um Bafta e um Goya, entre muitos outros prêmios. Pawlikowski retornou à Polônia em 2013 enquanto completava Ida. Ele atualmente vive em Varsóvia e ensina direção e roteiro de cinema na Wajda School.

Deixe um comentário