Uma das lendas da indústria dos quadrinhos e criador de personagens icônicos do Universo Marvel acaba de nos deixar. Roteirista e editor da Marvel Comics, Stan Lee faleceu nesta segunda-feira (12), aos 95 anos. A informação foi confirmada ao site TMZ pela filha Joan Celia. Stan Lee sofria de problemas de visão e pneumonia, a causa da morte não foi divulgada.
Lee participou da criação de super-heróis como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Demolidor. O quadrinista foi editor-chefe da Marvel e costumava fazer aparições pontuais nos filmes do estúdio. Ele deu início a popularidade da Marvel, em 1961, a partir do lançamento da revista “Quarteto Fantástico”. No ano de 1981, Stan Lee transformou seus heróis em desenhos animados exibidos por emissoras de TV e cinco anos mais tarde, a Marvel Comics e a Marvel Productions foram adquiridas pela New World Entertainment, possibilitando uma expansão dos do quadrinista e se envolvendo em projetos maiores de filmes e seriados.
O MCU lançou seu primeiro filme em 2008, Homem de Ferro (Iron Man), e, claro, Stan Lee estava lá fazendo sua primeira aparição. Foram mais dezoito produções, a mais recente é Homem-Formiga e a Vespa (Ant-Man and the Wasp), tendo esse último arrecadado U$ 615 milhões na bilheteria mundial.
Nós do Poltrona de Cinema lamentamos a perda de Stan Lee e desejamos toda a força para a família, amigos e fãs desse grande ícone dos quadrinhos e do cinema e que seu legado permaneça incólume com o tempo.
Por: Cesar Augusto Mota
