Top 7: Filmes para você assistir durante o Festival do Rio 2018

Top 7: Filmes para você assistir durante o Festival do Rio 2018

A 20ª edição do Festival do Rio começou oficialmente na noite desta quinta-feira (01) com a exibição do filme ‘As Viúvas’, do diretor Steve McQueen (12 Anos de Escravidão), estrelado por Viola Davis. O evento segue a todo vapor até o dia 11 de novembro, e nós do Poltrona de Cinema trazemos para você uma lista com sete filmes que valem a pena ser vistos durante os dez dias de sua realização. Confira abaixo.

1-Assunto de Família (Shoplifters)

O vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2018 e representante do Japão por uma vaga no Oscar 2019, categoria de melhor filme estrangeiro, direção de Hirokazu Kore-eda.  Após uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

2-Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk)

Um filme dirigido por Barry Jenkins, o mesmo de Moonlight, melhor filme do Oscar 2017. A trama se passa no Harlem dos anos 70, é a história de um amor atemporal e da força de uma família afro-americana contada por uma jovem de 19 anos. Tish relembra vividamente a paixão, o respeito e a confiança que uniram ela o artista Alonzo Hunt, conhecido pelo apelido de Fonny. Amigos de infância, tornaram-se um casal, já têm um bebê e estão noivos, mas seus planos são sabotados quando Fonny é preso por um crime que não cometeu. Baseado no livro de James Baldwin.​

3-O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give)

Baseado no best-seller de Angie Thomas, A trama conta a história da jovem Starr Carter (Amandla Stenberg), que é vista no meio da luta contra o racismo após presenciar o assassinato de Khalil (Algee Smith) por um policial branco. O longa trata de assuntos polêmicos, como violência policial, racismo e movimentos ativistas. O elenco conta com K.J. Apa, de “Riverdale”, bem como Issa Rae, Regina Hall e Anthony Mackie.

4-No Portal da Eternidade (At Eternity’s Gate)

Willem Dafoe luta por mais uma indicação ao Oscar de melhor ator, e dessa vez ele interpreta ninguém menos do que o pintor holandês Vincent van Gogh. Em 1888, o artista vivia em Arles, recluso e melancólico, e tentava decifrar seus pensamentos enquanto pintava um dos quadros mais famosos na história da arte moderna: Quarto em Arles. A direção é de Julian Schnabel.

5- Vidas Duplas (Doubles Vies)

Um representante do berço do cinema tinha que se fazer representado nessa lista. Após os sucessos com ‘Acima das Nuvens’ (2014) e ‘Personal Shopper’ (2016), o cineasta francês Olivier Assayas traz uma comédia sobre um casal de escritores, interpretados por Guillaume Canet e a vencedora do Oscar Juliette Binoche. Nesse longa, a crise da meia idade, a revolução digital que abala o mercado editorial e as dificuldades nos relacionamentos amorosos também são ilustrados.

6- Um Amor Inesperado (El Amor Menos Pensado)

O cinema argentino vem chamando a atenção há algum tempo e vem levando muitos filmes bons para o Brasil. Sob a direção de Juan Vera, o filme nos apresenta a Marcos (Ricardo Darín) e Ana (Mercedes Morán), casados há 25 anos, mas o relacionamento já não está mais funcionando. Quando seu filho deixa a Argentina para estudar fora, os dois decidem se divorciar. Porém, a vida de solteiro não é tão fácil quanto eles esperavam e Marcos acaba chamando Ana para sair com ele novamente.

7-O Grande Circo Místico (Idem)

Novo filme de Cacá Diegues e nosso representante na corrida por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, que é dona do Grande Circo Knieps, nasceu um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Este é o retrato dos 100 anos de existência do Grande Circo e das cinco gerações de uma mesma família que estivem à frente do espetáculo com suas histórias fantásticas.

Bônus: Vox Lux (Idem)


Adoro o trabalho da atriz Natalie Portman, vencedora do Oscar em 2011 por seu brilhante papel em Cisne Negro. Nessa produção dirigida porBrady Corbet, o longa começa em 1999 com as irmãs adolescentes Celeste (Raffey Cassidy) e Eleanor (Stacy Martin), que sobrevivem a uma tragédia violenta e sísmica. As irmãs compõem e tocam uma música sobre sua experiência, criando algo adorável e catártico a partir de uma catástrofe – ao mesmo tempo, lançando uma carreira. As irmãs chamam a atenção de um gerente apaixonado (Jude Law) e são rapidamente catapultadas para a fama e fortuna, com Celeste como a estrela e Eleanor a âncora criativa. Na segunda metade do filme, em 2017, Celeste (Natalie Portman), de 31 anos, é mãe de uma filha adolescente (Raffey Cassidy) e luta para percorrer uma carreira repleta de escândalos quando outro ato de violência aterrorizante requer sua atenção.

Será que Portman tem chance de mais uma vez ser indicada ao Oscar?

Nós do Poltrona de Cinema desejamos um excelente divertimento e ótimos filmes a todos. Aproveitem!

Confira a programação completa do Festival do Rio 2018 aqui.

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário