
Há pouco mais de 300 anos, em 1717, ocorreu a primeira aparição da santa que se tornou a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar a data, o Poltrona de Cinema deseja toda saúde e felicidade a todos e que a fé de cada um se fortaleça e renove a cada dia, seja qual for a religião que cada pessoa siga. Além disso, sugerimos três filmes que falam sobre a padroeira para você assistir. Veja nosso Top 3.
1-Aparecida do Brasil
Para celebrar os 300 anos desde que foi encontrada a imagem da padroeira do Brasil, o History, em parceria com a TV Aparecida, apresenta “Aparecida do Brasil”, um documentário baseado no livro “Aparecida” do jornalista Rodrigo Alvarez. O documentário de uma hora visita os principais caminhos pelo qual a pequena imagem de 36 centímetros passou antes de se tornar o maior símbolo católico do Brasil. Encenações, entrevistas e depoimentos emocionantes traçam um panorama histórico de como Aparecida se tornou símbolo de todos os brasileiros. Apresentado por Rodrigo Alvarez e com a participação especial de Daniel, Zezé di Camargo, Luan Santana, Elba Ramalho, Renato Teixeira, Renato Aragão, além de historiadores e padres.
2-A Imagem da Tolerância
A dupla de cineastas Joana Mariani e Paula Trabulusi indaga uma reflexão à partir da ampla simbologia por trás da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que possui devotos diversos e uma infinidade de significados para cada um deles. Dispostas a questionar as variáveis dessa devoção, elas convocam entrevistas com pessoas públicas e privadas para ouvir suas histórias de fé, espiritualidade e, principalmente, tolerância.
3-A Travessia da Serra que Chora
Com a participação especial de Guilherme de Sá, vocalista da banda Rosa de Saron, o filme conta a história de uma família que passa por problemas de relacionamento, sofre com o alcoolismo e com a dor da prisão. Em meio a todo sofrimento, uma luz brilha em Aparecida. Uma promessa feita a Nossa Senhora pode mudar o rumo da família.
Por: Cesar Augusto Mota


