Esportes na Poltrona Especial: Linhas Tortas- Nando, o jogador anistiado e Copas por um Clique vencem o Cinefoot

Esportes na Poltrona Especial: Linhas Tortas- Nando, o jogador anistiado e Copas por um Clique vencem o Cinefoot

Mais uma noite com ingressos esgotados. Foi nesse clima que a nona edição do Cinefoot encerrou sua nona edição na última terça-feira, no Estação Net Botafogo. Com uma sessão de cadeiras totalmente ocupadas que o público presente pode conferir os filmes Linhas tortas: Nando, o jogador anistiado As Copas por um clique conquistarem a Taça Cinefoot. Os filmes venceram nas categorias de curta e de longa-metragem, respectivamente. O festival premia anualmente os melhores filmes exclusivamente através do voto popular.

O documentário Linhas tortas: Nando, o jogador anistiado, de João Wainer, conquistou a primeira Taça Cinefoot, na categoria de curta-metragem. Segundo o curta, a Família Antunes deu ao futebol brasileiro quatro grandes jogadores, mas a trajetória de Nando foi bem diferente do que a de seus irmãos. Nando começou no juvenil do Fluminense e a partir daí passou pelo Espírito Santo, Vitória, América e quando chegou ao Madureira se viu sendo perseguido pela ditadura militar. Nando acabou deixando o futebol de lado e hoje carrega com orgulho uma história que nenhum outro jogador brasileiro possui.

Já o documentário As Copas por um Clique, de Douglas Lima e Jefferson Rodrigues, levaram a segunda taça da noite, na categoria de longa-metragem. O doc faz uma viagem por seis belas imagens de Copas do Mundo com o olhar dos fotógrafos. Histórias de fotos marcantes da Seleção Brasileira em Copas. Os personagens são os fotógrafos, jogadores, técnicos e jornalistas que estiveram nos Mundiais desde 1970 até a Copa de 2014 no Brasil e viveram esses seis momentos eternizados em uma imagem.

Criado em 2017, o Troféu João Saldanha desse ano foi concedido ao longa-metragem Triunfo (Estados Unidos, 2017), dos diretores Kreshhik Jonuzi, Von Rama e Charlie Askew. O longa conta a história da Albânia. Em relação ao futebol, a Albânia dificilmente está no mapa e quando se classifica para a UEFA Euro 2016 em um jogo contra a Sérvia, seus torcedores estão em êxtase. No entanto, as tensões étnicas fazem surgir conflitos acalorados e um drone sobrevoa o estádio com uma bandeira que ilustra a Grande Albânia. Este contexto político toca o futebol intensamente e vice-versa. O Troféu é destinado a filmes que expressam as faces humanas, democráticas e libertárias no futebol.

A noite contou também com a torcida animada presente, que escolheu a narração de Gomes Faria e Ibernon Monteiro, da rádio Jovem Pan News, durante a partida de Ceará 2 x 0 Vitória, no Campeonato Brasileiro para a levar o Troféu Redação AM, concurso promovido pelo terceiro ano pela SPORTV.

Após as entregas dos troféus, o Cinefoot exibiu o longa-metragem A Copa dos Trabalhadores, que traz um olhar próximo e pessoal dentro dos campos de trabalho do Catar, onde a Copa do Mundo 2022 está sendo construída contando com o esforço de mais de um milhão de trabalhadores migrantes. O filme segue uma equipe de trabalhadores. De dia eles suam para construir a Copa do Mundo em condições adversas, enquanto à noite competem em um torneio de futebol dos trabalhadores, jogando nos mesmos estádios que um dia receberão os maiores jogadores do mundo. Cada partida disputada oferece uma fuga momentânea da saudade e do isolamento com que lutam como a classe mais baixa do país mais rico do mundo e as brutais condições de trabalho oferecidas.

Na sua nona edição no Rio de Janeiro, o CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL apresentou uma programação de 40 filmes, com entrada franca em quatro salas: Estação Net Botafogo, CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil, CCJF-Centro Cultural Justiça Federal e Cine Teatro Eduardo Coutinho. E pelo segundo ano consecutivo, o festival acontece no Cine Art UFF, en Niterói, também de forma gratuita.Participaram dessa edição 25 filmes brasileiros e 15 internacionais oriundos do Uruguai, França, It&aacut e;lia, Suécia, Argentina, Suíça, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Tradicionalmente realizada logo após o encerramento das competições do Cinefoot, o festival apresenta no dia 1º de outubro, às 19h30, a Prorrogação Cinefoot, no Cinemaison. A prorrogação exibirá de forma gratuita a estreia do filme ficcional francês que tem o futebol como eixo da sua trama, A Grande Área (La Surface de Réparation), do diretor Christophe Régin.

 

Por Anna Barros

 

Um comentário sobre “Esportes na Poltrona Especial: Linhas Tortas- Nando, o jogador anistiado e Copas por um Clique vencem o Cinefoot

Deixe um comentário