Festival de Veneza assina protocolo que promove igualdade de gêneros

Festival de Veneza assina protocolo que promove igualdade de gêneros

De acordo com a revista Variety, a organização do Festival de Veneza assinou um protocolo de igualdade de gênero para os próximos anos, acordo já firmado pelos Festivais de Cannes, Locarno e Sarajevo. Esse protocolo visa aderir diversas práticas, como divulgar estatísticas sobre o número de filmes participantes, transparência sobre os membros da seleção e comitês e promover números iguais de homens e mulheres no alto escalão da organização. Porém, o documento não prevê cotas obrigatórias de participação para os filmes dirigidos por mulheres.

Alberto Barbera, diretor artístico do festival, não falou sobre o assunto, mas Paolo Baratta, presidente da organização responsável pelo evento, defendeu o festival e apontou avanços.

“Se o Festival de Veneza é um exemplo de masculinidade tóxica porque ele tem somente um filme dirigido por uma mulher na competição, então eu não entendo por qual motivo um festival que tenha dois filmes escolhidos não deva ser considerado tóxico. Nesse caso, tudo que precisaríamos fazer seria escolher três filmes dirigidos por mulheres ano que vem e o problema estaria resolvido. Isso seria ridículo! Em vez de somente assinar o protocolo para agradar aos outros, nós estamos tentando trazer a discussão sobre o tema a frente.”

O Festival de Veneza tem sido alvo de duras críticas por grupos que lutam pela igualdade de gêneros, sendo que 21% dos 1.650 filmes inscritos são dirigidos por mulheres e somente um deles foi selecionado para uma programação de 21 filmes. Guillermo del Toro, vencedor do Oscar por ‘A Forma da Água’ e presidente do júri da 75ª edição do evento, chegou a defender uma maior representatividade e igualdade no evento.

O Festival de Cinema de Veneza segue em andamento e vai até o próximo sábado, 08 de setembro.

Por: Cesar Augusto Mota

 

Deixe um comentário