Inédito no Brasil, documentário de Ingmar Bergman estreia no Curta!

Inédito no Brasil, documentário de Ingmar Bergman estreia no Curta!

Picture taken in the 1960s in Sweden shows legendary Swedish filmmaker and theater director Ingmar Bergman shooting a movie. / AFP PHOTO / SCANPIX SWEDEN / BONNIERS HYLEN

O documentário “Ingmar Bergman – Por Trás da Máscara” estreia com exclusividade no Curta!, sábado, 14, às 22h10, dia em que Bergman completaria cem anos. A produção enfoca um momento peculiar da vida do cineasta sueco: o ano em que, recuperando-se de uma profunda crise, ele rodou “Persona”, tido como um dos melhores filmes de todos os tempos. Filmado na Ilha de Fårö durante um período conturbado para o realizador, “Persona” marcou a primeira aparição de Liv Ullmann em uma de suas obras. A atriz, que viria a ser considerada sua maior “musa”, teve com ele uma filha. Único diretor a ser premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Quentin Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.  

 

Jorge Mautner, um dos grandes nomes da Tropicália, ganha releituras de suas composições em episódio inédito da série exclusiva “Os Ímpares”, na Segunda da Música, 9, às 20h. A banda Exército de Bebês faz sua versão bem-humorada da música “Encantador de Serpentes” e a banda Tono relê “Bomba de Estrelas”, faixa que dá nome ao álbum do compositor. Mautner relembra as músicas do disco, e o estúdio recebe a visita de Robertinho do Recife, compositor de “Encantador de Serpentes”. “Os Ímpares” é uma série documental em dez episódios que convida nomes de peso da música brasileira a gravar releituras de faixas presentes em álbuns experimentais das décadas de 60 e 70, que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento. Com direção de Henrique Alqualo e Isis Mello, direção musical de Berna Ceppas e realização da Lunar Multimídia e da Moa Filmes, “Os Ímpares” foi produzida através de financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

 

No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com essa técnica no Brasil. No episódio inédito de “Instantes Cruzados”, que vai ao ar na Terça das Artes, 10, às 23h30, Helena de Barros debate com Milton Guran a evolução no processo de manipulação de imagens e cria a sua versão de “Os Trinta Valérios”, fotomontagem icônica do artista.

 

Na Quarta de Cinema, 11, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” apresenta uma seleção de filmes sobre artistas da Bossa Nova, celebrando os 60 anos do movimento. Abrindo a faixa, “Vinicius de Moraes, Um Rapaz de Família”, traz o olhar afetivo da filha Susana Moraes, que dirige a produção. A obra mostra o artista na intimidade: o homem que colecionou títulos, de poeta até diplomata, e que vivia cercado de amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Encerra a sessão o curta “Nelson Cavaquinho”, que mostra o cotidiano do sambista e é dirigido por Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio Destaque do Júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel.

 

Na Quinta do Pensamento, 12, às 23h30, o episódio inédito da série documental “Alegorias do Brasil” trata do jeitinho brasileiro. O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

 

“Alegorias do Brasil” é a primeira produção do cineasta Murilo Salles idealizada exclusivamente para a TV.  Ao longo de 13 episódios, as alegorias brasileiras – ou seja, as expressões culturais que afirmam a nossa identidade – serão colocadas em discussão e analisadas por nomes como Francisco Bosco, Silviano Santiago, Maria Rita Kehl e Nuno Ramos. A série é uma produção da Cinema Brasil Digital com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE.

 

SEGUNDA DA MÚSICA

Os Ímpares (Série Musical) – Episódio: Jorge Mautner – Tono e Exército de Bebês

Exército de Bebês faz sua versão da música “Encantador de Serpentes”. A banda Tono relê “Bomba de Estrelas”, faixa que dá nome ao álbum de Jorge Mautner. Mautner e Robertinho do Recife relembram as músicas do álbum. “Os Ímpares” é uma série documental que tem como tema a releitura de álbuns experimentais das décadas de 60 e 70 que não tiveram o devido reconhecimento na época do seu lançamento.

 

Diretores: Henrique Alqualo e Isis Mello

Duração: 27 min.

Exibição: 9 de julho, segunda-feira, às 20h.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:
10 de julho, terça-feira, às 14h.

11 de julho, quarta-feira, às 8h.

PROMO: https://youtu.be/fuZup5B8rmk

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

TERÇA DAS ARTES

Instantes Cruzados (Série Documental) – Helenbar: A Fotografia e a Realidade

No final do século XIX, surgiu a fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, ideias, misturando contrastes e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com esta técnica no Brasil. Helena de Barros é a convidada que debaterá com Milton Guran a evolução no processo de manipulação de imagens e fará a releitura da foto de Valério.

 

Diretor: Sérgio Bloch

Duração: 26 min.

Exibição: 10 de julho, terça-feira, às 23h30.

Classificação: Livre

Horários alternativos:

11 de julho, quarta-feira, às 17h30

12 de julho, quinta-feira, às 11h30

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

QUARTA DE CINEMA

Projeções (Série) – Gregorio Graziosi

A série “Projeções” joga luz sobre o mais recente cinema expandido brasileiro, em seus diferentes gêneros e formatos. O programa conta com 15 episódios em que realizadores falam frente às suas obras projetadas, expondo seus processos de criação, desafios e conquistas. Neste episódio, o diretor Gregorio Graziosi explora a temporalidade e o esquecimento em seus curtas-metragens “Seba”, “Phiro” e “Monumento”.

 

Diretora: Renata Druck

Duração: 14 min.

Exibição: 11 de julho, quarta-feira, às 23h45.

Classificação: 10 anos

Horários alternativos:

12 de julho, quinta-feira, às 17h45

13 de julho, sexta-feira, às 11h45

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

A Vida é Curta

Esta semana, a sessão celebra os 60 anos da Bossa Nova com os filmes “Vinícius de Moraes, Um Rapaz de Família” e “Nelson Cavaquinho”

Exibição: 11 de julho, quarta-feira, às 20h

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

PROMO: https://youtu.be/Yu8cMe8-UIo

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

QUINTA DO PENSAMENTO

Alegorias do Brasil (Série Documental) – Jeitinho

O Brasil não é o único país onde as pessoas dão seu jeitinho, mas provavelmente é o único que se reconhece e se identifica por esse procedimento. O jeitinho é um elemento ambivalente da cultura: de um lado, é desprezo às regras e às leis; mas, de outro lado, é a alternativa criativa para superar o desamparo institucional. No Brasil, o jeitinho parece ser ao mesmo tempo nossa danação e nossa salvação.

 

Diretor: Murilo Salles

Duração: 26 min.

Exibição: 12 de julho, quinta-feira, às 23h30

Classificação: Livre

Horários alternativos:

13 de julho, sexta-feira, às 17h30

15 de julho, domingo, às 10h

PROMO: https://youtu.be/3Ynvel9Q32w

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

O Guia Pervertido da Ideologia – parte 2 (Documentário)

Os realizadores de O Guia Pervertido do Cinema retornam com essa busca por significados escondidos no cinema. O filósofo Slavoj Zizek usa sua interpretação das imagens em movimento para apresentar uma jornada cinematográfica ao coração da ideologia: os sonhos que formam nossas convicções e costumes coletivos.

Diretora: Sophie Fiennes

Duração: 55 min

Estreia: 12 de março, quinta-feira, às 21h35

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

PROMO:  https://youtu.be/kluE7D1FgSg

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

SEXTA DA SOCIEDADE

A Guerra das Crianças (Documentário) – Parte 1

Durante anos, as experiências e as histórias daqueles que passaram a infância nos tempos da guerra foram silenciadas. Longe de serem poupadas pelos conflitos brutais, crianças foram jogadas no caos dos tempos mais sombrios e sinistros da História Mundial. Esse documentário reconta a história de uma geração única de crianças que tinham 10 anos em 1940, e que cresceram no epicentro do tenebroso cenário da Segunda Guerra Mundial.  

 

Diretores: Julien Johan e Michèle Durren

Duração: 45 min

Estreia: 13 de julho, sexta-feira, às 20h50.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

PROMO: https://www.youtube.com/watch?v=PlEpwOVevTI

FOTOS EM ALTA: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1QKFRreLNfTCPIgfGcu0eKQYBuuoeJDgp

 

SÁBADO

Ingmar Bergman – Por trás da máscara (Documentário)

O documentário celebra o centenário do nascimento do grande mestre do cinema autoral, revisitando um momento peculiar da vida de Bergman: o ano de produção de “Persona”. O único diretor premiado com a Palma das Palmas no Festival de Cannes, Bergman é visto como o mestre maior por cineastas como Quentin Tarantino, Woody Allen e Michael Haneke.  

 

Diretora: Manuelle Blanc

Duração: 52 min

Exibição: 14 de julho, sábado, às 22h10.

Classificação: Livre.

Deixe um comentário