Nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, preparamos uma lista de oito filmes sobre mulheres com personalidade forte, que mostram a importância do luta contra o preconceito e reúnem histórias emocionantes. Confira a lista do poltrona de cinema!
“A Cor Púrpura”
Em 1906, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos, enfrenta questões como abuso sexual e discriminação racial. Depois de ser violentada pelo pai, em seguida é dada em casamento a um viúvo, em uma sociedade onde a violência marca a relação entre homens e mulheres.
“As Sufragistas”
Retrata o movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra. O drama, de 2015, foca a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão da sociedade machista da época. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas.
“A Dama de Ferro”
Interpretada por Meryl Streep, o longa retrata as dificuldades e os preconceitos que Tatcher sofreu para chegar ao cargo e as complicadas decisões políticas e financeiras que precisou tomar em um ambiente altamente patriarcal. Apesar de todos os obstáculos, a política ficou 11 anos no cargo, tornando-se a primeira-ministra a permanecer mais tempo no poder durante o século 20.
“Thelma & Louise”
O filme mostra a história das amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), que deixam suas vidas antigas para trás e põem o pé na estrada, encontrando todo os tipos de sexismo possíveis ao longo de sua jornada.
“Histórias Cruzadas”
Quando Skeeter (Emma Stone) resolve se tornar escritora, começa a entrevistar as mulheres negras da pequena cidade de Jackson, no Mississipi dos anos 60, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca.
“Azul É a Cor Mais Quente”
A passagem da adolescência para o dia a dia adulto é um momento difícil de viver e ainda mais difícil de explicar. Por isso, são poucos os filmes que realmente se arriscam em traçar este caminho. Protagonizado por Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, o longa retrata assuntos como a sexualidade entre duas mulheres e a luta contra o preconceito da sociedade.
“Erin Brockovich”
Dramatização da história real de Erin Brockovich (Julia Roberts), que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E) ao descobrir que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.
“Frida”
O drama biográfico de 2002, baseado no livro de Hayden Herrera, retrata a vida da pintora mexicana Frida Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Frida foi um dos principais nomes da história da arte.
