Senhor dos Anéis ganhará série de televisão

Senhor dos Anéis ganhará série de televisão

Por Luis Fernando Salles

O final de 2017 presenteou os fãs do universo de O Senhor dos Anéis com uma excelente notícia: A Amazon Studios venceu a concorrência e produzirá a série baseada na famosa saga, em parceria com a Tolkien Estate and Trust e a New Line Cinema (divisão da Warner Bros).

As histórias escritas por J. R. R. Tolkien não se resumem somente as obras de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, que se tornaram produções cinematográficas recentemente e conquistaram inúmeras indicações e prêmios de Oscar (principalmente O Retorno do Rei que levou nada mais, nada menos do que onze estatuetas da Academia). Tolkien escreveu inúmeros livros sobre a Terra Média, um deles, inclusive, publicado recentemente.

A Amazon teve que desembolsar cerca de 250 milhões de dólares para conseguir os direitos autorais sobre as obras de Tolkien, que estavam sobre os cuidados de seus filhos. A empresa de streaming planeja fazer no mínimo cinco temporadas, mais spin-offs.  Além disso, estima-se que o valor total para a produção de apenas uma temporada da série chegaria impressionantes 1 bilhão de dólares (atualmente a série de maior custo é The Crown, produzida pela Netflix e com o valor de US$ 130 milhões por temporada).

A adaptação das obras para a televisão gerou reações diversas de personalidades que participaram dos longas de O Senhor dos Anéis e o Hobbit, dirigidos por Peter Jackson. John Rhys-Davies, que interpretou o anão Gimli na primeira trilogia, disse que “Tolkien deve estar se remexendo no túmulo”. O ator alega que as produtoras deveriam focar em outras histórias do universo criado pelo autor. Já Ian McKellen, que interpretou o mago Gandalf, um dos principais personagens da saga, disse que aprova a ideia e assim se pronunciou sobre a possibilidade do mago ser interpretado por outro ator: “Como assim, outro Gandalf? Você está sugerindo que outra pessoa vai interpretá-lo? Gandalf tem 7000 anos, então não estou tão velho!”.

O que os fãs da saga podem ter certeza que as produções referentes a Terra Média ainda entrarão muito em pauta nos próximos anos, seja por uma readaptação da saga principal ou pela exploração de outras histórias menos famosas do universo literário de Tolkien.

Deixe um comentário