O sueco Borg conquistou quatro vezes seguidas o Torneio de Wimbledon e em 1980 iniciou a sua caminhada para vencer o quinto título consecutivo, mas durante o campeonato diversos problemas passaram pela cabeça do tenista.
Borg foi expulso de uma equipe de tênis quando adolescente por reagir agressivamente contra as marcações dos juízes e também nas suas derrotas, porém o seu estilo de jogo chamou a atenção do, Lennart Bergelin que treinava os jovens da seleção sueca.
Durante toda carreira de Borg, Bergelin foi o seu treinador. Duas brigas abalaram o relacionamento do técnico e jogador. A primeira foi no início dos treinamentos do jovem e a segunda foi no meio do campeonato de Wimbledon no ano de 1980. A última teve uma pequena separação até o dia da grande final da competição. Durante a grande fase do tenista sueco, ele ficou conhecido por ser simpático e tranquilo dentro da quadra e fora, méritos do seu treinador que acalmou a fera.
Com ao tetracampeonato em Wimbledon, Borg se tornou o número 1 do mundo e a imprensa colocou uma pressão absurda no jogador para ele quebrar o recorde de conquistas consecutivas no gramado sagrado de Wimbledon. O seu maior adversário além do seu psicológico, seria o norte-americano, McEnroe, odiado pelos torcedores e pela imprensa devido ao seu compartamento muito agressivo dentro da quadra com os juízes e com os apaixonados pelo esporte.
O sueco e o norte-americano se encontraram na grande final do torneio de Wimbledon e depois de uma virada heroica, Borg se tornou pentacampeão e viu em McEnroe o começo de sua carreira. Borg pensou em desistir do torneio devido a pressão da imprensa, ele não aguentava mais o chamado duelo do “bom rapaz (Borg) vs o revoltado e sem juízo (McEnroe)”.
Depois do torneio os jogadores se encontraram por acaso no aeroporto e começaram a conversar. Este momento foi só para os jogadores terem a certeza de suas semelhanças e a partir deste dia se tornaram melhores amigos.
Um excelente filme que retrata o jeito pessoal dos dois atletas e a partida emblemática e a grande fina de Wimbledon em 1980.
5/5
Um comentário sobre “POLTRONA CABINE/ ESPORTES NA POLTRONA/ BORG vs McENROE/ POR: VITOR AROUCA”