Festival MIMO de Cinema começa dia 10 de novembro

Festival MIMO de Cinema começa dia 10 de novembro

O Festival MIMO de Cinema ocorre paralelamente à programação musical do MIMO Festival e é inteiramente dedicado a produções inéditas que tenham como fio condutor a música. São obras de diferentes gêneros, que cativam a plateia desde a primeira edição em 2004, com projeções ao ar livre, em telões, tendas, cineclubes e salas de exibição. No Rio de Janeiro, o festival vai acontecer no Cine Odeon, na Cinelândia. Com direção e curadoria de Rejane Zilles, as sessões de cinema contarão com a presença dos diretores das obras.

 

Um dos destaques da programação neste ano é o filme convidado ”Na Via Láctea”, do cineasta e músico Emir Kusturica, que marca a primeira colaboração entre o diretor sérvio e a atriz Monica Bellucci. Ainda inédito no Brasil, o filme será exibido na noite de abertura do festival, na sexta-feira, 10 de novembro, e contará com a presença do renomado cineasta para apresentar a sessão. Kusturica também participa do festival com o show da sua banda, The No Smoking Orchestra, no sábado, 11 de novembro, na Marina da Glória.

 

Também se destaca no festival o longa Fevereiros”, que segue os passos de Maria Bethânia no Carnaval de 2016, quando foi homenageada pelo vitorioso enredo da Mangueira, “Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá”. Já Sobre Noiz, dirigido por Emicida, perscruta o universo do elogiado disco “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”, do próprio músico, que narra o filme gravado em Angola, Cabo Verde e no Brasil.

 

O inédito Híbridos, os espíritos do Brasil de Vincent Moon e Priscilla Telmon, será apresentado em sessão de pré-estreia no Rio, traz o tema dos rituais religiosos Brasil afora e toda a musicalidade que emerge desses fenômenos sociais. “O Som do Tempo”, que conta 20 anos de história do rap carioca, através de imagens históricas e depoimentos de seus protagonistas, também terá sua primeira sessão no Cine Odeon,

 

Também há na programação cinebiografias que narram a trajetória de ícones da música popular brasileira. É o caso de Torquato Neto – todas as horas do fim, sobre a vida e obra do poeta em diversas manifestações artísticas (a começar pela música) e o seu protagonismo na revolução cultural brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Ele ficou conhecido como “o anjo torto da Tropicália”.

 

Premiado no Festival do Rio 2016, nas categorias “Melhor direção de documentário” e “Melhor fotografia”, o longa-metragem Super orquestra arcoverdense de ritmos americanos traz, em tom de fábula, um recorte do sertão contemporâneo, onde convivem festas de debutantes riquíssimas e pessoas e animais em paisagens áridas.

 

Para completar, a guitarra brasileira, que remonta à viola machete no Recôncavo Baiano, tem a sua história narrada em “Sotaque elétrico”, de Caio Jobim e Pablo Francischelli.

 

Fechando a programação, uma rica seleção de curtas-metragens, onde a música também é protagonista.

 

Mais detalhes do festival no site: www.mimofestival.com

 

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – CINE ODEON

 

10 NOV • SEX

  • 18hTAMBORES AFRO-URUGUAIOS13 min

Direção: Naouel Laamiri e Rafael Ferreira

O SOM DO TEMPO 104 min

Direção: Arthur Moura

  • 20h30NA VIA LÁCTEA125 min

Direção: Emir Kusturica

 

11 NOV • SÁB

  • 16hCANTA UM PONTO26 min

Direção: Luciano Dayrell e João Carlos Silveira

SOBRE NOIZ 70 min

Direção: Emicida, Ênio César e Evandro Fióti

  • 18hCINEBIOGRAVURA28 min

Direção: Luís Rocha Melo

TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM 87 min

Direção: Eduardo Ades e Marcus Fernando

  • 20h30HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL85 min

Direção: Priscilla Telmon e Vincent Moon

 

12 NOV • DOM

  • 16hA RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO15 min

Direção: Marco Antonio Ferreira

SOTAQUE ELÉTRICO 93 min

Direção: Caio Jobim e Pablo Francischelli

  • 18hENTRE O TRAÇO E A LUZ12 min

Direção: Zeca Ferreira

BAMBAS 20 min

Direção: Anná Furtado

FEVEREIROS 71 min

Direção: Marcio Debelian

Realizado por Lu Araújo Produções e Musickeria, o MIMO FESTIVAL é apresentado pelo Ministério da Cultura, Bradesco e Cielo, tem o patrocínio do BNDES e HERO – conjunto de aplicativos desenvolvido pela FS – além de contar com o apoio da Estácio, Azul Linhas Aéreas, como companhia Aérea Oficial, Minalba como Água Oficial, e 99. Em julho deste ano, a segunda edição portuguesa do festival alcançou um sucesso estrondoso, levando 60 mil pessoas à cidade de Amarante. Na Escócia, em janeiro, o MIMO foi convidado para representar o Brasil ao promover o Showcase Scotland 2017, do Celtic Connections.

Sobre o Bradesco Cultura

Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuam para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de Norte a Sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição possui, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco de 2017 as exposições Anita Malfatti, Antônio Gaudi, Steve Jobs, Van Gogh, Yoko Ono, os espetáculos “Les Misérables”, “O Homem de La Mancha”, o Festival Amazonas de Ópera, o Forrozão do Galo de Recife e as festas de São João de Campina Grande e Caruaru.

 

Sobre a Cielo

Somos mais que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo. Lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina e nos tornamos uma das dez maiores corporações brasileiras em valor de mercado. Em 2015, capturamos em nossas plataformas mais de 6 bilhões de transações e R$ 550 bilhões em volume financeiro. A nossa crença é mover o mercado, e a ponta de pagamento é a porta de entrada para diversos serviços inteligentes e conectados entre si: oferecemos um portfólio de ideias para atender às necessidades dos nossos mais de 1,8 milhão de clientes ativos, desde os empreendedores individuais até os grandes varejistas espalhados por todo o país. Além de uma estrutura que mantém negócios funcionando, com tecnologia de ponta, logística eficiente e os mais rígidos padrões de segurança, somos uma máquina de ideias para provocar o mercado a evoluir.Inquietos, somos máquina, internet, celular e o que mais vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar essa mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

 c

Deixe um comentário