Hoje, dia 18 de outubro, é o Dia de São Lucas, e por isso comemora-se o Dia do Médico. Profissionais que abrem mão da própria vida para cuidar da vida de seus pacientes.
Vamos relembrar no Poltrona Vintage, séries médicas que fizeram e ainda fazem bastante sucesso com esse tema.

5- Nip Tuck
Série de cirurgiões plásticos que mostra todas as faces da especialidade.
A série gira em torno dos cirurgiões plásticos Sean McNamara (Dylan Walsh) e Christian Troy (Julian McMahon), amigos e sócios de uma importante clínica de cirurgia plástica que mudam para o outro lado do país, deixando a ensolarada Miami para viver em meio ao glamour de Hollywood.\n\nSean e Christian, cuja tarefa é contribuir para que seus pacientes encontrem paz de espírito através de procedimentos estéticos, conhecem bem de perto os louros da fama. Ambos vivem a crise dos 40 e embora seus pacientes tentem mascarar seus problemas realizando cirurgias plásticas, são eles que na verdade escondem uma vida repleta de angústia, infelicidade e desilusão. Sean e Christian questionam ter muito pouco diante de uma prosperidade que parecia ter oferecido tudo.
Meredith Grey (Ellen Pompeo) começa a trabalhar no Seattle Grace Hospital e logo descobre que passou a noite com um dos seus chefes, Dr. Derek Shepherd (Patrick Dempsey). Enquanto enfrenta os desafios da vida profissional, ela se aproxima dos outros internos liderados pela residente Dra. Bailey (Chandra Wilson): Cristina Yang (Sandra Oh), Izzie Stevens (Katherine Heigl), George O’Malley (T.R. Knight) e Alex Karev (Justin Chambers). As temporadas com Katherine Heigl e Cristina Yang são as melhores.
Uma das melhores séries médicas onde se vê o lado mal humorado de um médico genail que desvenda os casos mais complicados da Medicina.
O cientista House (Hugh Laurie) é especializado em infectologia e nefrologia, realiza excelentes diagnósticos mantendo uma postura cética, distanciada e até mesmo mau humorada com os pacientes do fictício hospital de Princeton-Plainsboro. Ele trabalha com uma equipe de médicos selecionada de acordo com critérios duvidosos na busca de soluções para os piores males relacionados à saúde.
A série brasileira é baseada no livro de Marcio Maranhão e uma das melhores já produzidas não só com o tema médico. Com certeza, a melhor série de 2017 mostrando a realidade de um cirurgião de tórax num hospital público de parcos recursos que se vire como pode. Além disso, tramas pessoais paralelas agitam a rotina hospitalar. Destaque para Julio Andrade como Dr Evandro, Marjorie Estiano como Dra Carolina e grande elenco. O roteiro é do cineasta Jorge Furtado e a direção coube a Andrucha Washington. Fim da primeira temporada e todos aguardam ansiosamente a segunda.

1- ER
A melhor de todas. Tenho até duas temporadas em DVD. Meu preferido sempre foi o clínico geral Dr Mark Green, mas quem fazia sucesso com a mulherada era o Dr Doug, vivido pelo galã George Clooney.
A série acompanha a rotina da Unidade de Emergência do fictício “Country General Hospital”. Cada episódio narra um dia diferente, com os desafios que enfrenta um hospital lotado, o impacto das decisões de vida ou morte e a montanha russa emocional que toma conta de médicos e enfermeiros.


