Estreia no Curta! Vinicius, um rapaz de família na semana do aniversário do Poetinha

Estreia no Curta! Vinicius, um rapaz de família na semana do aniversário do Poetinha

Na véspera do dia em que comemoraria mais um aniversário, Vinicius de Moraes, um dos principais nomes da música popular brasileira, é reverenciado pelo Curta!. Na Quarta de Cinema, 18, às 20h, estreia na faixa “A Vida é Curta” o documentário “Vinicius de Moraes, um rapaz de família”. Com o olhar afetivo da filha Susana Moraes, que dirige a produção, a obra mostra o artista na intimidade: o homem que colecionou títulos, de poeta até diplomata, e que vivia cercado de amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Longe de ser uma biografia linear, oficial, “Vinicius de Moraes, um rapaz de família”, é, segundo o cineasta Walter Salles, “uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas”.

 

Na sequência da faixa “A Vida é Curta”,  será exibido “Nelson Cavaquinho”. O cotidiano do sambista é revelado pelo diretor Leon Hirszman. A produção ganhou o prêmio destaque do júri no Festival Brasileiro de Curta-Metragem, em 1971, e foi montada pelo amigo de Hirszman e também cineasta Eduardo Escorel.

 

Ainda na Quarta de Cinema, às 23h, o episódio inédito da série “Luz & Sombra: Fotógrafos do Cinema Brasileiro” traz Affonso Beato, fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos. Fundador da Associação Brasileira de Cinematografia, a ABC, Beato conta como começou sua carreira como assistente de câmera de Ricardo Aronovich, em “Os Fuzis” (1964), de Ruy Guerra, e virou fotógrafo a partir da parceria com o diretor Glauber Rocha em “O Dragão da Maldade contra o santo Guerreiro” (1969). Affonso Beato relembra, ainda, passagens significativas da carreira que o levaram até trabalhos com alguns dos principais realizadores do cinema mundial, como Jim McBride, Carlos Diegues, Walter Salles e Pedro Almodóvar. Ele fala ainda sobre seu trabalho na TV Globo e com Jayme Monjardim em “O Tempo e o Vento” (2012) e “Maysa: Quando fala o coração” (2009).

 

A eleição emblemática da escritora Rachel de Queiroz para a cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Letras, é um dos destaques do episódio inédito da série exclusiva do Curta!, “Imortais da Academia”, na Quinta do Pensamento19, às 23h30. Primeira mulher a tomar posse na Casa de Machados de Assis, Rachel de Queiroz publicou o seu primeiro romance, “O Quinze”, quando tinha apenas 20 anos de idade. A obra, que narra a saga nordestina em busca de sobrevivência na grande seca de 1915, é considerada um marco na literatura brasileira e um dos principais títulos da escritora. Além de Rachel de Queiroz, o episódio de “Imortais da Academia” destaca  ainda  o atual ocupante da cadeira, José Murilo de Carvalho, considerado um dos maiores historiadores brasileiros da contemporaneidade.

 

Já na Sexta da Sociedade, 20, às 21h, é vez da série “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros”. No episódio “Amazônia 10 milhões”, o diretor Ricardo Azoury desvenda a região e suas particularidades, como alguns costumes e estruturas organizacionais indígenas. Através de depoimentos de pesquisadores e de arqueólogos, a produção revela como a arqueologia ajuda a entender a ocupação das populações em regiões tropicais ao longo de milênios. “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros” é uma produção da Escrevendo Filmes financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual.

 

O cantor, compositor e músico Paulinho Moska fala sobre suas influências e inspirações musicais e interpreta versões para canções de sucesso na série exclusiva do Curta!, “As Canções da Minha Vida”, na Segunda da Música, 16, às 23h15. O artista canta “Terra”, de Caetano Veloso, “Enrosca”, que ficou famosa na voz de Fábio Jr., “Sonhos”, de Peninha, e “Nuvem Passageira”, sucesso único de Hermes Aquino. Entre suas composições autorais, ele apresenta “Tudo Novo de Novo”. Com direção de Bruno Levinson e produção da Raccord, “As Canções da Minha Vida” traça um panorama sobre as canções que marcaram e influenciaram importantes nomes da música brasileira.

 

Na Terça das Artes, 17, às 23h30, o episódio inédito da série exclusiva “Caçadores da Alma” investiga as linguagens narrativas que surgem na fotografia a partir da viagem criativa e artística, além das diferentes técnicas de registro. O cineasta Silvio Tendler apresenta depoimentos e trabalhos de renomados artistas da fotografia, como Orlando Azevedo, Bob Wolfenson, Vilma Slomp, Cris Bierrenbach e Walter Firmo.

 

 

SEGUNDA DA MÚSICA

As Canções da Minha Vida (Série)
Gravada no ateliê do artista plástico Sérgio Marimba,“As Canções da Minha Vida” é uma série musical composta de 13 episódios que faz um grande painel da música brasileira. Vamos conhecer quais as músicas mais marcantes e que influenciaram artistas importantes, como: Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Ana Cañas, Hamilton de Holanda, Leo Jaime e Odair José.Artistas brasileiros, com seus instrumentos, irão destrinchar sua trajetória artística através das músicas que os influenciaram, que serviram de inspiração e que o ajudaram a compor seu trabalho autoral. Uma grande homenagem à música brasileira feita por seus compositores e intérpretes.
Episódio inédito – Paulinho Moska

Com Moska é sempre “Tudo Novo de Novo”, como ele diz na sua canção que abre o Programa. Uma cabeça pensante, inspirada, um violão que emociona e um jeito de cantar daqueles que é assinatura. Um grande Artista! A música começou na sua casa com seus pais e irmãos. Paulinho é o caçula de quatro irmãos e juntando os gostos de todos da sua família e mais o que ouvia no rádio foi o que fez sua cabeça musical. Para nós ele trouxe uma versão inspirada de “Terra” do Caetano, “Enrosca” sucesso de Fabio Jr, “Sonhos” de Peninha e foi delicioso relembrar “Nuvem Passageira”, sucesso único de Hermes Aquino. “A música é um perfume que fica no ar. A música nos desperta para enxergar alguma coisa e faz o instante ser mais intenso”.

c

Deixe um comentário