Poltrona Cabine: Entre Irmãs/ Cesar Augusto Mota

Poltrona Cabine: Entre Irmãs/ Cesar Augusto Mota

Que a cultura nordestina é rica, não há a menor dúvida. E que tal mais um filme baseado em livro e com marcas e estilos, próprio do cinema brasileiro? Está chegando aos cinemas ‘Entre Irmãs’, quinto longa-metragem do diretor Breno Silveira, com sua versão de Maria Bonita, mulher de Lampião.

A história se passa nos anos 1930 e acompanha as vidas das irmãs Emília (Marjorie Estiano) e Luzia (Nanda Costa), duas meninas de personalidades tão diferentes, mas com um enorme amor uma pela outra. Quando crianças, aprontavam, e após um pequeno incidente com Luzia as duas se aproximarem ainda mais. Anos mais tarde, o destino separa ambas, mas a forte ligação existente e o fato de uma possuir apenas a outra no mundo é tratada de forma terna e com contornos dramáticos.

De um lado da trama temos Luzia, numa vida em meio a cangaceiros e lutando pelos oprimidos, e do outro, Emília, num ambiente burguês e com uma família de posses. As linhas que são traçadas a partir da separação são dramáticas, as vidas das irmãs são abordadas de maneira poética e com algumas metáforas, sugerindo força e coragem em alguns momentos e medo em outros.

A fotografia é espetacular, com cores vivas e vibrantes no sertão nordestino e outras mais suaves na praia, com perfeito contraste entre uma vida mais sofrida e instigante e outra cheia de bens materiais, mas sem a plena realização pessoal. O equilíbrio entre os dois ambientes é feito de maneira precisa, e faz o espectador ficar impactado com tamanha disparidade nas trajetórias entre duas pessoas que até pouco tempo viviam a mesma realidade, mas que se distanciaram pelas circunstâncias da vida.

As interpretações das duas protagonistas são convincentes, impactantes e regadas de muita emoção. Ambas conseguem mostrar duas mulheres fortes, independentes e capazes de se impor em uma época que não era possível a mulher ter voz e sonhar em sequer ter uma boa formação. Aos poucos elas e estabelecem e começam a ser donas de suas vidas, e sem medo de errar, seguem em frente e sem medo de serem felizes.

Inspirado no livro ‘A Costureira e o Cangaceiro’ e com roteiro de Patrícia Andrade, ‘Entre Irmãs’ nos traz importantes mensagens, sobre coragem, perseverança e, principalmente, amor. Valorize seus princípios, acredite em seus ideais e ame sua família, o bem mais precioso e que ninguém tira.

Avaliação: 4/5 poltronas.

 

 

Por: Cesar Augusto Mota

Deixe um comentário