Festival de Veneza valoriza filmes que abordam a Terceira Idade

Festival de Veneza valoriza filmes que abordam a Terceira Idade

  • Pelas ruas do Lido, já se comenta que o apelido deste ano do Festival de Veneza seja “edição da terceira idade”. Após “Nossas Noites”,  que discorre sobre o romance entre dois vizinhos idosos (Jane Fonda e Robert Redford), a mostra italiana trouxe no último domingo dia 3, dois filmes destacando questões dessa faixa etária.

    “The Leisure Seeker”, de Paolo Virzì, mostra a viagem de trailer de um casal de velhinhos. E “Victoria e Abdul”, de Stephen Frears, apresenta a amizade de uma velha rainha com um súdito indiano.

    Muito aplaudido na competição oficial, “The Leisure Seeker” traz Helen Mirren no papel de uma mulher que tem câncer, mas arranja forças para cuidar do marido (Donald Sutherland) com Alzheimer. Mas não é um filme depressivo: a dupla vive instantes solares numa aventura pelo continente sul-americano. No caminho, testemunha cenas dos EUA atual, em que imigrantes tentam uma nova vida e a classe média faz passeata pró-Trump.

    É o primeiro filme do italiano Virzì (“Loucas de Alegria”) nos EUA.

    A atuação de Mirren já a faz despontar como favorita à Coppa Volpi de melhor atriz. Mas ela teria em Judi Dench uma rival à altura se “Victoria e Abdul” não estivesse em Veneza fora de competição.

    No longa, Dench faz sua especialidade: uma monarca britânica. A divertida comédia de Frears traz luz a um fato pouco conhecido da vida da rainha Vitória: sua complexa relação afetiva com um rapaz indiano, que a torna mais próxima de suas colônias. A interação racial é um dos temas.

    Por Anna Barros

     

Deixe um comentário