Leo, um jovem cineasta, busca inspiração para o roteiro em que trabalha viajando pelo interior da França. Em uma de suas errâncias, conhece e se envolve com Marie, uma pastora de ovelhas preocupada com ataques de lobos ao seu rebanho. Passados nove meses, os dois têm um filho juntos.
Sofrendo com depressão pós-parto e incapaz de confiar em Leo, que constantemente viaja sem aviso, Marie abandona ambos, o companheiro e o bebê. Sozinho, Leo fará de tudo para se manter de pé, cuidando de seu filho e, apesar das complicações, levando seus projetos pessoais adiante.
Essa é a história de “Na Vertical”, longa do premiado diretor francês Alain Guiraudie. O filme, que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes 2016, teve sua primeira exibição nacional no Indie Festival 2016, passou pelo Festival do Rio 2016 e pelo Festival Varilux de Cinema Francês 2017. A produção estreia no circuito comercial brasileiro em 22 de junho com distribuição da Zeta Filmes.
O diretor
Nascido em 1964, o ator, diretor e escritor francês Alain Guiraudie iniciou sua carreira nos curtas metragens, no início da década de 1990. Seu primeiro longa, Ce vieux revê qui bougue, de 2001, foi agraciado com o prêmio Jean Vigo. Conhecido por abordar com frequência temáticas LGBT, o diretor já recebeu diversos prêmios relacionados à causa, entre eles a Queer Palm no Festival de Cannes 2013, por Um Estranho no Lago, pelo qual também recebeu o prêmio de Melhor Diretor na mostra Un Certain Regard, na mesma edição do festival.
Na Vertical (DCP, França, 2016, 100 min., 18 anos)
Direção: Alain Guiraudie
Roteiro: Alain Guiraudie
Direção de fotografia: Glaire Mathon
Montagem: Jean-Christophe Hym
Música: Thibault Deboaisne
Produção: Sylvie Pialat, Benoît Quainon
Elenco: Damien Bonard, India Hair, Raphaël Thiéry, Christian Bouillette, Basile Meilleurat, Laure Calamy, Sébastien Novac
Por Anna Barros