A história de “A Vida Após a Vida” situa-se na pequena província chinesa de Shanxi, praticamente esquecida por todos. Enquanto poucos permanecem, a grande maioria dos que ali viveram foram embora, deixando suas casas abandonadas, ou morreram. Uma pequena parte, apenas, retornou à vila – na forma de fantasmas, antigos moradores buscam resoluções que ficaram pendentes em vida.
Após uma década vagando pelo esquecimento, o espírito de Xiuying voltou à aldeia por meio do corpo do filho, Leilei. Reencarnada, ela deve mover uma árvore que plantara no jardim da família do marido quando se casou. Somente depois de cumprida a sua missão, poderá deixar o corpo de seu filho e transcender os limites terrenos.
Estreia no cinema do diretor Zhang Hanyi, o filme estreou no 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde concorreu na categoria de melhor filme. Na China, o diretor recebeu o Golden FirebirdAward, prêmio concedido a cineastas estreantes pelo Festival Internacional de Cinema de Hong Kong 2016. No Brasil, teve sua primeira exibição na Mostra Internacional do Indie Festival 2016, e estreia em 25 de maio, com distribuição da Zeta Filmes.
O diretor
O diretor Zhang Hanyi nasceu em 1987 na província chinesa de Shaanxi e estudou direção e roteiro de cinema na Academia Central de Drama de Pequim, concluindo seus estudos em 2009. Seu primeiro longa-metragem, “A Vida Após a Vida”, estreou em 2016 no Festival Internacional de Cinema de Berlim e foi premiado no Festival de Hong Kong.
A Vida Após a Vida(DCP, China, 2016, 80 min., 14 anos)
Direção: Zhang Hanyi
Roteiro: Zhang Hanyi
Direção de fotografia: Chang Mang
Montagem:MatthieuLaclau
Produção: Jia Zhang-Ke, Zhang Yong
Elenco: Zhang Li, Zhang Mingjun
Por Anna Barros