
É bem renovador, nos tempos atuais, assistir a um filme de ação que consiga manter o frescor e a originalidade. Quando se fala em uma sequência, essa missão é ainda mais difícil.
Serei sincera: não supera os dois primeiros filmes. E ainda assim, não deixa a desejar. No terceiro filme da franquia Uma Noite de Crimes, é abordado o outro lado do expurgo.
Enquanto anteriormente pudemos ver a ação política da visão popular, neste longa foi possível acompanhar atráves da situação da política da senadora Charlie Roan (Elizabeth Mitchell), que busca, ao ser eleita, dar um fim ao expurgo anual. Sua visão e seus planos acabam por gerar fúria em quem defende a purificação. Com isso, ela conta com a proteção do sargento Barnes (Frank Grillo), personagem marcante do segundo filme.
Esteticamente, o filme trabalha bem com a proposta, brincando com imagens chocantes, muita luz e cor, referências da cultura pop e revelando o que há de mais curioso e insano nas ações e na mente humana. Os diálogos e interações entre atores não são o ponto alto do filme, e os mesmos são bem supérfluos e podem ser bem irrelevantes em determinados momentos.
Como em todo filme comercial que se preze, as relações humanas são bem valorizadas e é isso que acaba por criar um vinculo emocional com quem o assiste. A ideia do filme é interessantíssima, levando a uma reflexão sobre a nossa própria realidade e surpreendentemente se aproximando muito da fase política mundial que estamos passando.
Quem é o inimigo? Por que a violência parece a melhor alternativa em tempos de crise? Porque o imediatismo soa como a solução mais benéfica ao bem comum?
Dá pra encaixar diversos questionamentos impostos ao longo do filme dentro do momento em que estamos passando na politica brasileira, também.
No mais, um bom filme de ação, fugindo um pouco do estereótipo de muita violência e pouco enredo, garantindo um filme que não acaba com os créditos, mas que também sai um pouquinho com a gente da sala de cinema.
https://www.youtube.com/watch?v=3owMfYfSH7g
Por: Lívia Lima
Cotação Poltrona de Cinema: 3,5 Poltronas.