Apontado como ícone do cinema clássico, o ator Marcelo Mastroianni (1924-1996) será homenageado no 12º Festival de Cinema Italiano, que começa nesta segunda-feira (14), em São Paulo. Com realização da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio (Italcam) e apoio do Instituto di Cultura de São Paulo, o conjunto de eventos, denominado “Ciclo de Homenagens a Marcello Mastroianni”, será dividido entre uma mostra cinematográfica e outra fotográfica.
Serão exibidos sete filmes estrelados por Mastroianni no Museu da Imagem e do Som (MIS) entre 14 e 21 de novembro. Ocorrerá também uma exposição de fotos, no Cine Caixa Belas Artes, entre 1º e 7 de dezembro, com apresentação de 60 imagens dos 50 anos de carreira do ator. Dentre os longa-metragens que estão no eventoem homenagem a Marcelo Mastroianni, teremos:
1- O Belo Antonio, de Mauro Bolognini
2 – Matrimônio à Italiana, de Vittorio De Sica
3 – A Noite, de Michelangelo Antonioni
4 – Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola
5 – Os Companheiros, de Mario Monicelli
6 – Casanova 70, de Mario Monicelli
7 – Allonsanfan, de Paolo e Vittorio Taviani.
Além da homenagem, o festival vai apresentar uma programação contemporânea do cinema italiano com a exibição de 16 filmes inéditos, entre os dias 24 e 30 de novembro. O diretor Roberto Faenza, que estará presente à sessão de abertura, no dia 21 de novembro, no Auditório Ibirapuera, será o homenageado da programação contemporânea.
No evento, Faenza vai apresentar seu novo filme, La Verità Sta in Cielo (A Verdade Está no Céu), que narra a história verídica de uma adolescente de 15 anos, Emanuela Orlandi, filha de um funcionário do Vaticano, que desaparece em 1983.
A programação completa você confere no site do evento.
Por: Cesar Augusto Mota