Outubro começou e com ele a campanha Outubro Rosa de conscientização sobre o câncer de mama. Se você tem mais de 40 anos, faça a mamografia. Se notar algo diferente na mama, procure seu médico. Vamos listar três filmes que falam sobre câncer.
- Lado a Lado
Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada do pai (Ed Harris), uma bela fotógrafa (Julia Roberts), que faz de tudo para agradar às crianças. A mãe das crianças (Susan Sarandon) alimenta a briga, fazendo o gênero “mãe perfeita”. Mas essa relação muda completamente. O filme mostra uma comovente história de amizade entre duas grande mulheres.
2- Laços de Ternura
A trama que mostra a relação tempestuosa de três décadas entre Aurora (Shirley MacLaine), uma mãe possessiva, e sua filha Emma (Debra Winger) ganha contornos dramáticos quando uma delas descobre ter câncer. A doença faz com que elas façam um balanço de suas vidas e se reaproximem. O filme foi vencedor de cinco Oscars em 1983, nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz (Shirley MacLaine), melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro adaptado.
3- Doce Novembro
O filme, que tem o câncer como pano de fundo, fala sobre como o amor pode ser transformador. Durante a renovação da carteira de motorista, Nelson (Keanu Reeves), um workaholic, atrapalha Sara (Charlize Theron) e faz com que ela perca a sua licença. Como compensação, ela pede que ele more um mês com ela, com o argumento de ajudá-lo a aproveitar melhor a vida. Nelson se apaixona e descobre que ela está muito doente.
Super recomendo os três. Desses, o que mais me toca é Doce Novembro porque fala de uma relação transformadora, mas Lado a Lado que fala da amizade e Laços de Ternura que fala da relação mãe-filha são excelentes também.
Por Anna Barros