Elementary é um seriado de TV norte americano criado por Robert Doherty e transmitido pelo canal CBS desde 2012. A série narra a história de um Sherlock Holmes contemporâneo e que atua não nas ruas da capital britânica Londres, mas em Nova York, onde o detetive tem um prato cheio quando é assunto é crime.
A ideia da série é ser um pouco alternativa em relação as outras produções já feitas sobre o famoso investigador. Além de se passar nos Estados Unidos e não na Inglaterra, o Doutor Watson, famoso companheiro de Sherlock, é encenado por uma mulher (Lucy Liu de ¨As Panteras¨). Apesar das diferenças, o personagem principal em si ainda é britânico e interpretado por Jonny Lee Miller.
Sherlock é enviado aos Estados Unidos por seu pai para se tratar em uma clínica de reabilitação após se viciar em cocaína e outras drogas. Após o tratamento, seu pai contrata um acompanhante para morar com ele durante alguns meses e garantir que ele vai manter a sobriedade. Como você já deve ter imaginado, esse ¨companheiro¨ se trata de Joan Watson, uma ex- cirurgiã que largou a medicina após perder um paciente. Holmes, que trabalha como consultor da polícia de Nova York, ajudando a resolver os mais enigmáticos casos como se fossem uma brincadeira de criança, acaba desenvolvendo uma parceria com Watson, que além de ter de mantê-lo sóbrio, o acompanha em suas investigações e usa seu conhecimento médico para ajudar o detetive.
A série, que se encontra no seu quarto ano, pode se tornar um pouco cansativa com seus 24 episódios por temporada. Mas é sempre um prazer ver o excêntrico e brilhante detetive Sherlock Holmes em ação, e a sua fiel escudeira Watson, que pode não ser tão inteligente quando ele, mas exerce um papel fundamental na carreira, e, principalmente, na vida de Holmes.