Vida de cientista do sertão é tema de filme no Cine Guarani

Vida de cientista do sertão é tema de filme no Cine Guarani

filme-o-gigantesco-ima-conta-a-historia-de-evangelista-ignacio-de-oliveira-cientista-popular-do-sertao-pernambucano-1460155471794_615x300.jpgO Cine Guarani, no Portão Cultural, em Curitiba, apresenta até a quarta-feira, dia 13, sessões de estreia do longa-metragem “O Gigantesco Imã”, filme sobre a vida e a obra do cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira. O filme será exibido diariamente as 16h. A obra foi filmada nas cidades pernambucanas de Serra Talhada e Petrolina, e tem lançamento simultâneo em Curitiba, Recife, João Pessoa, São Paulo, Maceió, Vitória e Rio de Janeiro.

Durante 12 anos, os cineastas Petrônio Lorena e Tiago Scorza conviveram com o protagonista para a realização do filme. Apesar de nunca ter frequentado uma universidade, Evangelista tem conhecimento sobre fenômenos físicos, químicos, astronômicos e sobre teorias que abordam a evolução do universo.
Evangelista recicla lixo e os transforma em câmeras de cinema e em instrumentos de cunho astronômico.

Dos prêmios que concorreu em 2015, o filme levou Menção Honrosa e Melhor Trilha Sonora no 19º CINE PE, em Recife; Melhor Filme no 19º Festival Florianópolis de Audiovisual Mercosul; Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora no 8º Festival de Cinema de Triunfo; além de exibições no Festival Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, no Festival de Cinema de Miracema, em Tocantins, e na Muestra Internacional Documental de Bogotá.

Por Lívia Lima

Deixe um comentário