O Festival de cinema Latino-Americano de Toulose celebrará, este ano, grandes personalidades da região, como Eva Perón, Salvador Allende e Frida Kahlo. Grandes artistas que mudaram a forma de ver arte em seus tempos.
O Festival exibirá mais de 150 filmes, incluindo 29 na disputa. Neste periodo, o festival transformará a cidade francesa em uma especie de capital cultural da América Latina.
Além de grandes filmes de países vizinhos ao nosso, como “El acompañante” de Cuba e “La última tierra” do Paraguai, dois filmes nacionais com grande potencial estarão em exibição no evento.
No encerramento, será exibido o filme “Tudo que aprendemos juntos”, do diretor brasileiro Sérgio Machado. E o filme “Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, foi selecionado para integrar a mostra competitiva. O filme já foi exibido no festival de Berlimeve première mundial dentro da Mostra Panorama do Festival de Berlim 2016 e recebeu muitas crítcas positivas.
O filme se ambienta em Manaus e conta a história do índio Anderson (Anderson Tikuna) que enfrenta sua tribo e todas as tradições para poder se mudar para a capital do Estado.
O Festival também celebrará filmes do diretor Marcelo Gomes, em uma mostra especial.
O evento se iniciou no dia 11 e vai até o dia 20 deste mês.
Por Lívia Lima