Os fãs do futebol americano no Brasil vão ter um bom motivo para ir ao cinema a partir desta quinta-feira, 3, com a estreia do filme “Um Homem Entre Gigantes” (Concussion). O longa conta a história do neuropatologista forense Dr. Bent Omalu (Will Smith), que fez a autopsia no ex-jogador Mike Webster, e detecta um diagnóstico de Encefalopatia Traumáica Crônica. O atleta campeão pelos Steelers morreu em esquecimento dentro de sua camionete, aos cinquenta anos, após sofrer danos cerebrais durante a carreira.
Omalu, então, abre uma investigação para saber até que ponto a prática do esporte mais popular dos Estados Unidos pode ser prejudicial à saúde dos atletas. A NFL, por outro lado, tenta jogar a poeira para debaixo do tapete, desacreditando o trabalho do médico.
Os relatórios de Dr. Bent apontam que a chance de um jogador de futebol americano desenvolver Alzheimer ou algum tipo de demência é de 14 a 23 vezes maior do que uma pessoa comum.
O fato é que o filme não agrada a NFL, que por sua vez sabe da existência do problema, e teme que a repercussão do longa e das críticas abale, de alguma maneira, o futuro do esporte. Muitos jogadores já cobraram atitudes da Liga que já tomou algumas providências, como mudanças de regras, porém é pouco, diante da gravidade do problema.
Confira o trailer de Um Homem entre Gigantes:
Por Luis Fernando Salles