Ao receber seu tão esperado Oscar na noite do último domingo, 28, Leonardo DiCaprio usou o seu espaço de agradecimentos não apenas para gratificar seus companheiros de filme, familiares e amigos. O ator também utilizou seus 45 segundos (tempo máximo estipulado pelos organizadores do evento) para fazer coro a um dos maiores problemas da atualidade: o meio-ambiente.
DiCaprio disse que O Regresso é um filme sobre a relação do homem com a natureza, afirmando que 2015 foi o ano mais quente da história e que o filme teve der ser gravado no extremo sul do planeta, pois era um dos únicos lugares que ainda havia neve. ” A mudança de temperatura é real e está acontecendo agora mesmo” diz o ator, que ainda completa: ” é a maior ameaça enfrentada pela nossa espécie atualmente”.
Antes do final, Leonardo DiCaprio deixa seu discurso um pouco mais politizado dizendo que temos que apoiar os lideres mundias na luta contra o aquecimento global. Não aqueles poluidores, mas os que atuam em defesa da Natureza e dos povos indígenas. Nesse exato momento as câmeras focam em Joe Biden, vice presidente dos Estados Unidos (segundo maior poluidor do planeta), que estava presente na cerimônia. Para encerrar sob diversos aplausos, o vencedor do Oscar de Melhor Ator diz se preocupar com as bilhões de pessoas menos favorecidas que sofrerão com mais intensidade as mudanças climáticas e as gerações futuras que colherão os frutos da nossa falta de cuidado atualmente.
Confira o discurso de Leonardo DiCaprio:
Por Luis Fernando Salles