Paris é uma das cidades mais lindas do mundo. E românticas também. A Sétima Arte usou e abusou das maravilhas da Cidade-Luz. Como nossa coluna fala de filmes antigos, falaremos de películas que têm Paris como fundo dentre eles, Cinderela em Paris e Sabrina, ambos com Audrey Hepburn. E também Quando Paris Alucina. Desses três, eu gosto mais de Sabrina. O remake dos anos 90 com Julie Ormond e Harrison Ford também é muito bom!
Podemos colocar nesse balaio, filmes vintage mais recentes como O Fabuloso Destino de Amelie Poulain que eu adoro e Camille Claudel que eu vi na faculdade de Medicina para a disciplina de Psiquiatria. Camille, a amante do genial escultor Rodin, tinha esquizofrenia. Dizem as más línguas que Rodin roubava as obras de Camille. O filme também é muito bom.
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é um filme que me identifico porque Amelie é tímida e tenta conquistar o alvo de seu amor a todo custo. O plano de filmagem é rápido e recortado como se fosse um videoclipe. Um dos melhores filmes que eu já vi. O filme é de 2001, tem quase quinze anos e não deixa de ser atual. Ele entra nos filmes ditos “vintage”.