Literacine: O doador de memórias/Arita Souza

Literacine: O doador de memórias/Arita Souza

Galera, o Literacine será às sextas-feiras. A coluna será mantida de quinze em quinze dias.

Vamos à bela coluna de Arita Souza.

Aproveitem!!

Bons filmes a todos,

Anna Barros

 

O Doador de Memórias

 

Nem sempre fidelidade é um termo bem empregado pela indústria do cinema. Nem adianta me dizer que são os elementos culturais que às vezes distorcem a compreensão sobre a obra, porque não acredito totalmente nisso.

Com mais de cinco milhões de livros, o Doador de Memórias é uma história fascinante que trabalha a coragem e a força de transformação ambientada em um futuro distópico.

Todas as memórias foram apagadas da população, todos ficam satisfeitos com suas vidas pacatas, onde conhecem somente o agora, pois o passado e a história,  foram apagadas de suas memórias.

Reeditado no Brasil, teve um impacto muito maior do que ocorreu em sua primeira edição,  ganhando reforço nas vendas com a produção cinematográfica.

Existem pessoas que são contra capas de livros com elementos dos filmes, rostos de atores, mas as editoras não têm o que reclamar, a exemplo da responsável pela publicação das capas  da saga Crepúsculo.

No Brasil, a primeira edição do livro não teve o destaque de mídia merecido para a narrativa, passando despercebida aos leitores menos atentos para detalhes. Louis Lowry constrói um mundo aparentemente perfeito, sem dores, fome, necessidades que desconstroem a memória mundial, deixando este fardo para uma só pessoa, que o passa de geração em geração, e essa pessoa é treinada para guardar momentos que tecnicamente não existem mais.

A fidelidade ao livro foi esquecida para esta adaptação ao cinema. Faltaram muitos elementos que poderiam elucidar mais tudo o que foi colocado neste drama produzido em 2014.

O Doador de Memórias trata de relacionamentos, verdades absolutas e  não absolutas,  discorre sobre dominação em massa, enfim, sobre alienação.

Em minha opinião, o livro foi certeiro em detalhes e possui uma narrativa bem elaborada contando a história do Recebedor de Memórias chamado Jonas, que luta contra tudo o que foi treinado para ser, para compreender melhor as memórias de um mundo que não existe mais.

Este livro possui todos os elementos necessários para se enquadrar numa ótima distopia juvenil, abordando temas de extrema relevância em uma boa roda de filosofia sobre nossa existência. Aconselho a todos que estão sequiosos pelo novo, por uma melhor compreensão do que nos cerca, a leitura deste livro.

Forte abraço,

Arita.

Serviço :  O Doador de Memórias.

Autora: Louis Lowry – Editora Arqueiro.

 

 

Maratona do Oscar: Relatos Selvagens/Arita Souza

Maratona do Oscar: Relatos Selvagens/Arita Souza

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Para todas as situações, a paciência tem limites.

Relatos Selvagens traz uma visão nada simplista de cotidiano e explora uma hiper realidade do comportamento humano, deixando um contraste bem destacado entre o humor e a tragédia.

Já tivemos anteriormente experiências de filmes de comédia com histórias que não são interligadas mas que não fizeram sucesso, porém, Relatos Selvagens tem um certo humor negro e veio para mudar um pouco este panorama.

Este filme possui seis historias que individualmente são engraçadas e coletivamente tem muita força, energia, porém nao são interligadas.

São elas: Pasternak, Las Ratas, El Más Fuerte, Bombita, La Propuesta, Hasta que la Muerte no Separe.

Fica um tanto  confuso tantas histórias diferentes, mas ao término da sessão o espectador tem uma sensação de querer incomodar a poltrona ao lado e dizer assim ” você prestou atenção naquela cena? “, a sensação  de recados em seu subconsciente, de mensagens que o alertam  de coisas tão comuns do cotidiano, que no fundo não poderiam passar desapercebidas.

Entre as histórias, temos a presença de atores de grande destaque na Argentina como Ricardo Darin, muito conhecido por participar quase sempre das grandes produções cinematográficas da Argentina, dentre elas, O Segredo dos seus Olhos, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

 

Bom Oscar a todos!

Arita.

 

 

Japacine: A Resposta ou Histórias Cruzadas

Japacine: A Resposta ou Histórias Cruzadas

Crédito da foto: Reprodução da Internet.
Crédito da foto: Reprodução da Internet.

konnichiwa ! He Yôkoso Japacine…

Me chamo Beatriz ou Bia , como preferirem , sou descendente de japoneses e por isso decidi começar assim a minha coluna , falarei sobre livros que deram a origem a filmes.

-> A Resposta ou Histórias Cruzadas

O livro se passa nos anos 60 , nos Estados Unidos, mais especificamente no Mississípi , que foi dos últimos lugares onde houve liberação de escravos , então as pessoas nessa época ainda tinham uma mentalidade escravocrata. Esse livro não contará a histórias de pessoas poderosas , com uma condição financeira maior e sim de trabalhadores, que sofreram todos os dias com o preconceito , negros e acima de tudo empregadas , que vão em nossas casas e muitas vezes tratamos mal ou não entendemos suas dificuldades.

Somos apresentados a duas empregadas Aibeelen e Minny, que trabalham todos os dias nas casas de madames , cuidando de dos filhos onde muitas vezes deixam de cuidar de seus para conseguir um salário miserável. Elas acabam conhecendo uma jovem chamada Skeeter, que acabou de voltar da universidade e fica indignada com a verdadeira realidade da cidade. Elas acabam se unindo , aprontando muito e acima de tudo ficando amigas.

-> Filme

O filme foi lançado faz um tempinho e ganhou um prêmio no Oscar , o de  Melhor Atriz Coadjuvante. O filme deixa passar algumas cenas muito importantes para o desenvolvimento de alguns personagens, alguns deles acabam nem aparecendo, mas no final passou a mesma mensagem que o livro.

Recomendo a todos!

Forte abraço,

Bia.

SAG Awards 2015

SAG Awards 2015

Esses são os vencedores do SAG Awards 2015. O SAG costuma ser uma prévia do Oscar. Tem sido assim nos últimos anos, então, Michael Keaton pode colocar a sua barba de molho porque Eddie Redmayne venceu na categoria Melhor Ator.

Melhor Elenco
Birdman

Melhor Ator
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)

Melhor Atriz
Julianne Moore (Para Sempre Alice)

Melhor Ator Coadjuvante
J.K. Simmons (Whiplash)

Melhor Atriz Coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood)

Melhor Equipe de Dublês
Invencível

Melhor Elenco – Série Drama
Downtown Abbey

Melhor Ator – Série Drama
Kevin Spacey (House of Cards)

Melhor Atriz – Série Drama
Viola Davis (How to get away with murder)

Melhor Elenco – Série Comédia
Orange is the new black

Melhor Ator – Série Comédia
William H. Macey(Shameless)

Melhor Atriz – Série Comédia
Uzo Aduba (Orange is The New Black)

Melhor Ator – Telefilme/Minissérie
Mark Ruffalo (The Normal Heart)

Melhor Atriz – Telefilme/Minissérie
Frances McDormand (Olive Kitteridge)

Melhor Equipe de Dublês – Séries
Game of Thrones

Prêmio Especial pelo Conjunto da Obra
Debbie Reynolds

 

Crédito da foto: Reprodução da Internet.
Crédito da foto: Reprodução da Internet.
Top 10 Filmes que não dá para perder este ano

Top 10 Filmes que não dá para perder este ano

Salve galera.

Este ano promete ser um ano muito bom para o cinema. Serão comédias, filmes de ficção, romances e muita coisa boa que está por vir.

Então fiz meu TOP 10 filmes que não pretendo perder de jeito nenhum.

Só um detalhe: minha lista está em ordem de lançamento, não dos que estou aguardando mais.

A Entrevista (The Interview)

A Entrevista

Data de estreia: 29/01

Depois de tanto falatório, ameaças e invasões digitais, finalmente o filme vai estrear nos cinemas brasileiros.

Tudo indica que é uma boa comédia. Mas será que merecia tanta repercussão assim?

Get on Up

Get on Up

Data de estreia: 5/02

Cinebiografia do astro do soul James Brown. Promete ser um filme emocionante e alucinante, como foi a vida de James Brown.

Sniper Americano (American Sniper)

Sniper Americano

Data de estreia: 19/02

Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Bradley Cooper, conta a história de um dos maiores atiradores do exercito americano.  O filme é baseado em fatos reais e por isso tem tudo para ser uma história tensa e apaixonante.

http://youtu.be/CJ74sc-NESA

Velozes & Furiosos 7 (Fast & Furious 7)

Velozes-e-Furiosos-7-poster-27ou2014

Data da estreia: 02/04

Último filme de Paul Walker, promete fechar várias pontas deixadas para trás na série. O elenco cresceu e promete ser um filme alucinante.

http://youtu.be/jrVIS0ZSxow

Os Vingadores 2: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron)

Avengers Age of Ultron

Data da estreia: 30/04

Imagino que não precisa ser dito mais sobre este filme. É uma das estreias mais aguardadas do ano.

Mad Max – Estrada da Fúria (Mad Max – Fury Road)

Mad Max

Data da estreia: 14/05

A volta de uma das trilogias mais interessantes da década de 90. Mas desta vez não teremos mais Mel Gibson no papel de Max. Veremos como Tom Hardy vai se sair no papel principal.

http://youtu.be/OeszhEbFEoY

Tomorrowland – um lugar onde nada é impossível (Tomorrowland)

tomorrowland

Data da estreia: 04/06

Filme que pouco ainda se sabe. Mas o que já foi divulgado promete.

Jurassic World

jurassic world

Data da estreia: 11/06

Mais uma trilogia que está de volta, com novos atores e nova história. Das duas uma: ou vai ser muito bom ou muito ruim.

Homem-Formiga (Ant-Man)

Ant-Man

Data de estreia: 16/07

Mais um filme da Marvel, que irá fechar a fase 2 do seu Universo cinematográfico.

Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars – The Force Awakens)

star wars vii

Data da estreia: 17/12

Talvez o mais aguardado filme do ano. J.J. Abrams já tinha feito um excelente trabalho trazendo de volta a série de Star Trek. Agora é a vez de mostrar toda sua categoria com o sabre de Luz.

E se você quiser montar sua própria agenda, segue uma relação com os principais lançamentos de 2015.

cinema 2015 - datas@guimaraesedu