Filmes polêmicos envolvendo religião/Por Anna Barros

Filmes polêmicos envolvendo religião/Por Anna Barros

Há alguns filmes polêmicos que envolvem religião, dentre eles Je vou salue Marie e Código da Vinci. O filme de Godard fere todos os preceitos católicos pois fazem com que Maria seja uma garota normal, coisa que ela não é, na fé cristã.

O Código da Vinci, baseado no livro de Dan Brown, relata que Jesus se envolveu com Maria Madalena e teve um filho que passa a ser buscado por uma jovem como sendo o Santo Graal.

E ainda tem Jesus Cristo Superstar,de 1973, que coloca Judas como protagonista e insinua uma caso de Jesus com Maria Madalena. A peça, que agora está sendo encenada no Brasil, eestá sendo alvo de protestos. Jesus seria tratado como um homem comum e não como divindade.

Confesso que os diretores deveriam pensar bastante antes de produzirem algo que ferisse a religião das pessoas, mas entendo que tenham licença poética para produzirem as coisas.

Je vous salue Marie foi proibido no Brasil por José Sarney. O Código da Vinci, não, por ser mais fantasioso e romanceado,apesar de tentar quebrar muitos dogmas.

Maria aparece com os seios desnudos em Je vous salue Marie.

Vale a pena a censura? Protestar é legítimo, desde que pacificamente, mas censurar, tenho dúvidas. Os católicos praticantes podem boicotar e não assistirem, mas penso que não deva existir imposição e sim livre arbítrio.

É complexo falar sobre isso, mas devemos refletir a respeito, sempre.

2 comentários sobre “Filmes polêmicos envolvendo religião/Por Anna Barros

  1. lembro do “Dogma” (A lanis M orrisette + GOD ao contrário) saiu nos cinemas.
    Religiosos não gostaram nada da cantora canadense fazer o papel do Senhor

    Em diversos países censuraram Persépolis, que é um filme/ HQ graphic novel genial.
    Adiantou nada. A proibição fez o filme ficar mais popular ainda

    Curtir

Deixe um comentário