Olá amigos e amigas do SpheraGeek
Essa semana,iremos falar dos filmes europeus, clássicos que muito me encantam.Dentre eles, podemos citar a filmoteca italiana. Meus preferidos “La DolceVita”, de Federico Fellini e Cinema Paradiso. O primeiro é muito deprimente pois te faz refletir sobre a vida e tudo que a cerca,mas de uma maneira profunda. E tem a clássica cena da Fontana di Trevi em que Marcello é chamado pela diva sueca Anita Ekberg. O segundo é uma metalinguagem. Ele conta de maneira lúdica,a história do cinema. Também gosto muito de O carteiro e o poeta pois Pablo Neruda, poeta chileno genial é retratado n filme.
Cinema francês é mais intelectualizado, aquele famoso papo-cabeça. Podemos destacar dois gêneros distintos: A fabulosa história de Amelie Poulain que utiliza uma linguagem que mescla cinema e quadrinhos no que tange o enquadramento das cenas. Destaque para Audrey Tautou que recentemente fez Chanel. E também podemos destacar Os Intocáveis, uma comédia deliciosa que fala de amizade e fidelidade,ingredientes que me são caros.
Claro, que não tem como esquecer o cinema inglês. Destaco Um lugar chamado Notting Hill e Razão e Sensibilidade, dirigido pelo taiwanês Ang Lee. Amo a literatura de Jane Austen e recomendo não só o filme,como o livro.Além dele, Orgulho e Preconceito com Keira Knightley. Razão e Sensibilidade teve o roteiro premiado de Emma Thompson e é mil vezes melhor.
Forte abraço a todos,
Anninha
