O Favorito

O Favorito

Viver o Cinema – Por Sabrina Salton

Às vésperas da maior premiação de cinema do mundo o assunto da coluna de hoje não poderia ser diferente: Quem vai levar o Oscar 2013 de melhor filme? Entre todas as apostas um dos mais bem cotados filmes no páreo é Argo, longa que surpreendeu a todos, principalmente por conta de sua direção assinada por Ben Afflek.

Confesso que não estava muito entusiasmada para ir à sessão de Argo, porém o filme nos transporta ao Irã no final dos anos 70 em meio a protestos raivosos contra os Estados Unidos já em suas primeiras cenas. Em um desses protestos seis diplomatas americanos conseguem escapar para viver sob sigilo na casa do embaixador canadense.

O clima é de tensão total enquanto a CIA resolve colocar em prática um plano incomum para resgatar os americanos . A ideia vem de Tony Mendes (Ben Afflek, o próprio) um especialista em exfiltrações que sugere criar um falso filme (filme dentro do filme, assunto que já abordei em colunas passadas) cujas locações usariam algumas paisagens do Irã.

Daí por diante o dinamismo do filme só aumenta, principalmente a partir do momento em que a falsa produção consegue entrar no pais inimigo e integrar à equipe os diplomatas. Eles, no entanto, tiveram receio do plano e em cenas bem engraçadas tentavam decorar seus papeis.

Vale destacar também a trilha sonora que acompanha bandas da época como Led Zeppelin, Rolling Stones e Dire Straits. O filme tem ritmo, bom roteiro e é fácil de ser assistido, por isso tem grandes elementos para levar a estatueta para casa. Além disso, já faturou alguns dos mais importantes prêmios das associações de classe mais representativas da indústria cinematográfica.

Dica da semana: Argo

Deixe um comentário