FAIXA DE FILMES
Tempos de vacas magras esporte-cinematográficas. Sem tema estou, pois, para a coluna. Quais seriam as opções? Escrever sobre as premiações da temporada não me levaria ao propósito deste escrito. Escrever sobre filmes velhos e ultrapassados? É, seria legal. Gosto de coisas velhas. Quem sabe…
Mas te enrolei, querido leitor, apenas para dizer que irei comentar algo já anunciado no artigo anterior, que mais dia, menos dia, estaria nas linhas do Poltrona de Cinema. E o escolhido dia foi hoje, quando chove, estou sem tema, começo de ano, sabem como é, e com muita preguiça, também. Mas falarei de quê, afinal? Sim, da faixa de filmes da ESPN.
É um programaço na televisão, meus caros. E atentem aos canais, pois estão reprisando muitos dos documentários fantásticos já exibidos e que, obviamente, serão mostrados novamente.
“ESPNmaníaco” que sou, é muito bom ver tais produções nas programações dos canais ESPN. Muitas delas são estrangeiras, americanas, e tratam com excelência dos assuntos. Escobar (o jogador colombiano), Magic Johnson, o famoso “Steve Bartman incident” do Chicago Cubs, se não me engano, o dia 17 de junho de 1994 (quando vários eventos esportivos aconteceram: perseguição a OJ Simpson [ex-jogador de futebol americano e ator], início da Copa do Mundo, jogo 5 dos playoffs NBA com Knicks e Rockets, despedida do golfista Arnold Palmer), o espetacular Once Brothers, entre outros, são temas da FANTÁSTICA série “30 for 30”, da ESPN Films, exibido também aqui no Brasil, e novamente dou o recado: atenção para as exibições!
Também há as produções nacionais: “Hei de Torcer”, curtas sobre os times menores do Rio, como Madureira, São Cristóvão, Bonsucesso, Portuguesa, etc. (todos encontrados no YouTube, clicando aqui); “Ao som do mar, à luz do céu”, sobre o futebol de areia clássico; e entre outros (de novo), os meus favoritos: “Memórias do Chumbo”, do excelente jornalista Lúcio de Castro, sobre o futebol nos tempos ditatoriais em Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, com revelações bombásticas.
Enfim, séries de filmes realmente fantásticas, que outros não conseguiriam produzir, recheiam as grades dos canais ESPN com conteúdo de primeira, como deve ser, de primeira, seu acompanhamento. Uma sensacional faixa de filmes, pois.
E sem tema novo, só digo uma coisa mais sobre isso: Assistam!
PS.: Citei que meus favoritos são “Memórias do Chumbo”, de Lúcio de Castro. Assista aqui o episódio do Brasil completo, postado no YouTube pelo usuário “b trivella”:
Um comentário sobre “Cinema e Esporte / Gabriel Araújo”