Viver o cinema/Por Sabrina Salton

Viver o cinema/Por Sabrina Salton

Por Sabrina Salton

Filmes que abordam realidades alternativas sempre nos pegam de surpresa não é verdade? Viver dentro de um sonho em outro mundo pode parecer surreal demais para algumas pessoas e até mesmo para os diversos personagens que ao longo da história de uma película saem de suas próprias vidas sem perceber e se entregam a um caminho totalmente inimaginável, porém sem volta.
O universo paralelo que nos é apresentado pode até num primeiro momento não fazer sentido, mas quando o público se identifica com alguma característica no momento é sempre mais fácil aceitar. A realidade vivida por nós não é questionada todos os dias, afinal confiamos plenamente em nossos sentidos mais aflorados, mas será que isso é mesmo a realidade ou você só acredita nela porque alguém falou?


Em Alice no país das maravilhas, a garotinha entra em um buraco após seguir um coelho branco e cai num mundo novo, completamente diferente do seu. Será um sonho? Ou realmente aquele mundo coexiste com o nosso? Ou o nosso mundo é que é formado por apenas sensações de uma vida implantada por computadores furiosos que decidiram dominar o mundo?
Antes de assistir Matrix, eu pensava que era só mais um filme de computador, com todos aqueles efeitos especiais que me enjoavam, mas ao deixar o preconceito fílmico de lado pude perceber a realidade através dos olhos de Neo, personagem principal, que veio para salvar o mundo do domínio das máquinas. O chamado que Neo teve para percorrer um caminho desconhecido o mostra aquilo que ele a princípio desconfiava. O mundo dado por real agora não tão real estava mais e apesar da dificuldade para aceitar essa nova realidade a verdade o convenceu.

Em todas as épocas alguns questionadores da vida não foram bem aceitos pela sociedade, desacreditados e até tachados como loucos, porém muitos desses tiveram a ousadia de sair do comum para buscar algo a mais. Nos filmes podemos ver alguns deles perdidos por aí, como nós, mas pelo menos esses personagens regidos pela estrela de um bom roteiro sabem que há algo de errado e querem discutir abertamente sobre o que está ou não está acontecendo agora.

Deixe um comentário