Pietá vence o Festival de Veneza

Pietá vence o Festival de Veneza

O drama sul-coreano Pietá venceu o Festival de Veneza como Melhor Filme.

O longa conta a história de um agiota em Seul que costuma mutilar seus clientes inadimplentes. Um dia, uma mulher misteriosa aparece em sua vida, dizendo ser sua mãe. A vida do criminoso  passa, então, por uma reviravolta.

Kim Ki-duk é um dos mais conhecidos diretores sul-coreanos. Em 2004, o cineasta de 51 anos já havia ganhado o Leão de Prata de melhor diretor por seu filme Bin-jip.

O Leão de Prata de melhor diretor foi para o drama de época The Master, do cineasta norte-americano Paul Thomas Anderson. O filme de Anderson conta a história de um fundador de uma seita, que passou a ser conhecido como “o mestre”.O drama de Anderson foi inspirado na vida do fundador da cientologia, Ron Hubbard.
O Prêmio de melhor ator do Festival de Veneza 2012 foi dividido por Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffmann, os dois protagonistas do The Master.

O Prêmio de melhor atriz foi para a israelense Hadas Yaron por seu papel no filme Fill the void, da diretora Rama Burshtein.

O Prêmio de melhor roteiro foi para o filme francês Après Mai. O diretor Olivier Assayas enfoca a juventude da década de 1970, cujos ideais políticos vão ficando cada vez mais em segundo plano.
O Prêmio Especial do Júri foi para o diretor austríaco Ulrich Seidl por seu filme Paradies: Glaube. O filme aborda a vida de uma católica devota, que estabelece uma guerra religiosa com seu esposo muçulmano.
O Prêmio Marcello Mastroianni a um intérprete estreante foi para o italiano Fabrizio Falco, por sua participação em Bella Addormentata, de Marco Bellocchio, como também em È stato il figlio, de Daniele Cipri.

Deixe um comentário