O grande vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza foi o filme Fausto, de Aleksander Sokurov.
Inspirado no clássico de Goethe, ‘Fausto’ faz uma análise sobre a corrupção do poder. Os personagens evoluem em uma atmosfera sufocante de fim de mundo. Sokurov é o segundo diretor russo que recebe o prêmio maior de Veneza, de pois de seu compatriota Andrei Zviaguintsev, que o levou em 2003 pelo filme “O regresso”.
Já o ‘Leão de Prata’ de melhor diretor ficou com o chinês Cai Shangjun, responsável pelo filme ‘Ren Shan Ren Hai’.
O prêmio de melhor ator ficou com o alemão Michael Fassbender pelo seu personagem em ‘Shame’, dirigido pelo britânico Steve McQueen. O ator se tornou reconhecido por sue papel em Bastardos Inglórios, de Tarantino.
A atriz chinesa Deannie Yip ganhou a Copa Volpi de melhor atriz por seu papel em ‘Tao Jie’, de Ann Hui. Yip interpreta Ah Tao, uma mulher que trabalha há 60 anos para a mesma família e que cuida de um menino.
Apesar de ter perdido o prestígio de anos anteriores, o Festival de Veneza ainda é um festival considerável. O filme de Madonna, W.E., recebeu duras críticas. O filme fala do relacionamento entre Wallis Simpson e do rei Edward VIII que renunciou ao trono por causa dela.
George Clooney e Soderberg eram favoritos, mas não levaram prêmios.