Um dos melhores filmes de Walter Salles. Conta a história do jovem Che Guevara, antes de ele se tornar médico. Sua viagem pela América Latina junto com o amigo, o bioquímico Alberto Granado, que faleceu semana passada em Cuba.
Gael Garcia Bernal está brilhante nesse filme extremamente sensível. Saí do cinema refletindo porque eu tinha decidido fazer Cirurgia Plástica. O filme mexe muito com a gente. É porque às vezes se pensa que a especialidade é fútil, mas ela ajuda muito gente, tanto na parte recosntrutora, quanto na estética.
A cena do leprosário é simplesmente sensacional. Chorei muito nesse momento em que os doentes torcem para que Che consiga atravessar o Rio, mesmo sendo asmático.
Às vezes me sinto um pouco Che porque sou sincera demais ao conversar com os pacientes, mas com tato em muitas situações.
A música Otro lado del rio de Jorge Drexler ganhou o Oscar de Melhor Canção e é simplesmente sensacional.
Também é interessante ver que Ernesto Guevara prezava a família, tinha uma paixão que acabou perdendo e que se aventurava nos bailes. Num deles se envolveu com uma mulher casada e quase se meteu em apuros. Desmistifica um pouco a figura do Che. Mostra um Guevara humano, com sentimentos que todos nós podemos ter, a qualquer momento.
Quem não viu, veja o filme que nos traz orgulho de sermos brasileiros e de termos um ícone dessa natureza em nosso continente.
Todos os estudantes de Medicina devem assistir apesar de Che ter desistido da Medicina para ser guerrilheiro. mas quem é médico, nunca deixa de ser e em várias batalhas, ele cuidava dos feridos. Isso pode ser visto melhor no filme Che, com Benício del Toro.
Che Guevara foi jornalista também e cobriu o Pan-americano de 1967, no México, para conseguir alguns trocados.
Sinopse
Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicana que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
título original: (The Motorcycle Diaries)
lançamento: 2004 (EUA)
direção:Walter Salles
atores:Gael García Bernal, Susana Lanteri, Mía Maestro, Mercedes Morán.
duração: 128 min
gênero: Drama