27- Adeus, lênin

27- Adeus, lênin

Eu era simpatizante do regime comunista, até crescer. Esse filme é uma fábula que envolve um rapaz e sua mãe. Para protegê-la do fim do socialismo na Alemanha Oriental, o que lhe causaria desgosto e até a morte após um estado de Acidente Vascular Cerebral, ele recria tudo que existia na antiga Alemanha Oriental.

Até que ela descobre a verdade e reage melhor do que ele imaginava. O filme é uma preciosidade também por ser histórico e mostrar figuras clássicas do comunismo como a estátua de Lênin.

A trilha sonora eu redescobri através de minha amiga Fernanda Tomaz que me fez relembrá-la. É cult. Simplesmente imperdível.

Sinopse:

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

ficha técnica:

título original: (Good Bye, Lenin!)

lançamento: 2003 (Alemanha)

direção:Wolfganger Becker

atores:Katrin Sab, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer.

duração: 118 min

gênero: Drama

4 comentários sobre “27- Adeus, lênin

Deixe um comentário