Segui a sugestão de Rejane Karina, leitora do blog, de rever Orgulho e Preconceito e foi o gancho para postar aqui no Poltrona.
Amo Jane Austen. E esse filme reproduz com fidelidade o universo da escritora inglesa que voltou à moda em pleons anos 2000.
O amor entre Darcy e Elizabeth Bennett que a princípio se odeiam é uma bela história de amor, principalmente com os sacrtifícios que ele faz para conquistá-la após ter cometido o erro de separar a irmã dela, Jane, do homem que amava, Bingley, por puro preconceito e depois de ela ter recusado seu pedido inesperado de casamento. Ele é essa parte do título, Elizabeth, o orgulho.
Os bailes são belíssimos, o figurino também e a história é muito bonita. Para quem gosta de literatura inglesa, é um prato cheio. A adaptação foi muito bem realizada e bem-feita.
A união da família Bennett é um dos pontos altos do filme. E Donald Sutherland arrebenta no papel de Sr Bennett. Keira Kngihtley, como Elizabeth, ofusca Macfadden que é quem faz o papel mítico do Sr Darcy, exemplo de gentleman que encanta a todas as mulheres.
A personalidade forte de Elizabeth é o ponto alto do filme, como se ela fosse o alter ego da própria Jane Austen, que posiciona o papel da mulher bem antes da decantada revolução feminina. Enquanto suas irmãs só pensam em se casar, Elizabeth, quer algo diferente para ela.
O filme explora as artes através da pintura e da música. Um clássico. Simplesmente imperdível.
Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet – Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) – foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
Ficha técnica:
título original: (Pride & Prejudice)
lançamento: 2005 (França, EUA, Inglaterra)
direção:Joe Wright
atores:Keira Knightley, Talulah Riley, Rosamund Pike, Carey Mulligan.
duração: 127 min
gênero: Romance
Se a ideia é sugerir revisitar clássicos, que tal uma resenha sobre “Edward – mãos de tesoura”???
Esse eu vou ler ávidamente. =)
CurtirCurtir
Thaty, será a minha próxima resenha, com certeza! Beijo grande, Anninha
CurtirCurtir
Fiquei muito feliz de ver o meu nome mencionado no seu blog! Muito Obrigada, Anninha! Gosto bastante desse estilo de filme: filme de época! Naquele tempo as pessoas se preocupavam mais com artes, música clássica e livros. Além disso, acho o figurino belíssimo! Desejo e Reparação, apesar de ser muito triste, é outro filme que vale a pena ver!
Anninha, parabéns pelo blog! Bjos
CurtirCurtir
Eu já vi “Desejo e reparação” e vai entrar no blog também, em breve. Obrigada pela visita, querida. Anninha
CurtirCurtir
Ah! Esqueci de mencionar a TNT passou ótimos filmes na noite passada! Começando com Orgulho e Preconceito, Desejo e Reparação, Diário de Uma Paixão e Retrato de uma Mulher! Filmes de Época! Épocas diferentes, mas todos são ótimo! Para verem e reverem!
CurtirCurtir
Amo filmes de época. Eles aparecerão com bastante frequência aqui, no Poltrona. Beijo, Anninha
CurtirCurtir