Salve galera.
Hoje gostaria de falar de um dos maiores comediantes de Hollywood: Billy Murray.

Murray é da geração que surgiu e fez sucesso no começo do Saturday Night Live. Apesar de não estar no elenco original do programa que estreou em 1975, ele entrou na terceira temporada em 1977, ficando até 1980. E apesar do curto período em que ficou no SNL, ele contracenou com grandes nomes do humor, como Dan Aykroyd, John Belushi, Jane Curtin, Garrett Morris e Gilda Radner.

Seu primeiro sucesso no cinema foi na comédia Almondegas (Meatball, 1979), do diretor Ivan Reitman. Por sinal, foi junto com o diretor que Murray estrelou um dos seus maiores sucessos da carreira: Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984).

Outra parceria de sucesso em sua carreira foi com o diretor e ator Harold Ramis, onde trabalhou em filmes como Recrutas da Pesada (Stripes, 1981) e Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993).

E eu poderia falar diversos clássicos de Murray aqui, mas hoje gostaria de focar em outro aspecto da sua carreira: as pequenas participações.
Ele aparece em diversos filmes, às vezes interpretando a si mesmo ou apenas fazendo uma pequena ponta. Tanto que em algumas destas participações, seu nome nem aparece no pôster do filme. E ele sempre entrega muito.
Então hoje vamos com o Top 5 Participações Especiais de Bill Murray.
5 – Zumbulândia (Zombieland, 2009 / dir. Ruben Fleischer)

Na comédia que satiriza os filmes de zumbi, Bill Murray interpreta ele mesmo.
Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) invadem a casa de Murray em Los Angeles para se protegerem dos zumbis que infestaram a cidade.

Lá o grupo encontra Murray vivo, fantasiado de zumbi. Ele se veste assim para poder andar pela cidade, sem ser incomodado. Mas ele acaba morto por Columbus, que o confunde com um zumbi de verdade.
4 – Space Jam: o Jogo do Século (Space Jam, 1996 / dir. Joe Pytka)

No momento mais complicado da partida que pode decidir o futuro dos Looney Tunes, quando o time de Michael Jordan e Pernalonga está perdendo e sem o número mínimo de atletas para continuar no jogo, Bill Murray aparece (não me pergunte como, porque o filme não explica) e ajudar a equipe a vencer.

Épico.
3 – A Pequena Loja de Horrores (Little Shop of Horrors, 1986 / dir. Frank Oz)

Nesta comédia musical de humor negro, Murray participa apenas uma cena, onde contracena com Steve Martin.

Ele faz o papel de Arthur Denton, um viciado em dor que fica mais que satisfeito por ser atendido pelo Dr. Orin Scrivello, um dentista sádico.
2 – Clube dos Pilantras (Caddyshack, 1980 / dir. Harold Ramis)

Neste clássico da comédia, Murray interpreta o jardineiro Carl Spackler. E ele tem apenas um objetivo no filme: acabar com o esquilo que invadiu o campo de golfe onde o filme se passa.

Ele enfrenta e perde do esquilo em diversos momentos do filme, até que ele resolve usar explosivo plástico no campo, destruindo o campo.
1 – Tootsie (1982 / dir. Sydney Pollack)

Nesta comédia estrelada por Dustin Hoffman, Murray interpreta o homem que divide o apartamento com ele.

Apesar de um papel pequeno, ele está perfeito no filme. A cena dele na festa é memorável. E toda vez que ele tenta dar cobertura para Hoffman enquanto a namorada dele tenta entender o que está acontecendo com o ator é sensacional.