Top 5 John Belushi

Top 5 John Belushi

Salve galera.

Hoje eu gostaria de falar de um comediante que está entre os melhores da sua geração: John Belushi.

Nunca escondi minha admiração pelo seu trabalho e pela maneira que atuou em seus filmes ou na TV. Ele conseguia fazer você sorrir somente com seu olhar e sua levantada de sobrancelha.

Nascido em Chicago em 1949 e irmão mais velho do também ator Jim Belushi, John começou a fazer sucesso em grupos de comédia e no rádio, até se juntar ao elenco original do Saturday Night Live, em 1975. Além de Belushi, o programa tinha em seu elenco original Chevy Chase, Garret Morris, Laraine Newman e Dan Aykroyd entre outros.

No SNL, Belushi criou personagens que são lembrados até hoje, como The Killer Bees e o Samurai. E junto de Dan Aykroyd, foi que surgiu seu personagem mais icônico: Joliet Jake Blues, dos The Blues Brothers (aqui no Brasil traduzido como Os Irmãos Cara de Pau). Aykroyd interpretava o irmão de Jake, Elwood Blues.

Inicialmente The Blues Brothers era um quadro musical dentro do SNL. E o sucesso foi crescendo, que eles começaram a fazer show pelo EUA, inclusive tendo lançado dois discos ao vivo e a trilha sonora do filme, que fizeram muito sucesso nas paradas americanas: Briefcase Full of Blues, o primeiro álbum da dupla, chegou a 1º lugar no ranking da Billboard. The Blues Brothers a se tornaram febre no final da década de 70 e início da década de 80 e o cinema era a sequência lógica para a dupla de comediantes. Afinal, os personagens já eram conhecidos tanto pelo SNL quanto pelo sucesso na música.

Infelizmente, John sempre teve problemas com o abuso de álcool e drogas, e em 1982, John teve uma overdose acidental devido uma injeção de speedball (uma combinação de cocaína e heroína).

Apesar da curta carreira, John Belushi deixou um legado incrível, tanto no cinema quanto na música. 

Antes de começar, vale uma curiosidade relacionada a um personagem que o mundo inteiro acompanhou as notícias nas últimas semanas: o Papa.

Durante sua 1ª viagem pelos Estados Unidos em 1979, o Papa João Paulo II esteve na cidade de Chicago. E nessa passagem, ele visitou os sets de filmagem do filme The Blues Brothers. Isso porque ele ouviu que o filme tratava de redenção e decidiu conhecer a equipe de produção. Nada mais justo, para um filme onde os protagonistas estavam à serviço do Senhor.

Outra curiosidade é que o novo Papa Leão XIV é americano, nascido em Chicago.

Apenas uma observação: lógico que Os Irmãos Cara de Pau é o melhor filme de Belushi. E disparado um dos melhores musicais já feitos. Por isso, vou falar somente de outras produções que ele trabalhou.

Agora, sem enrolação, vamos para o Top 5 John Belushi.

5 – Brincou com Fogo… Acabou Fisgado (Continental Divide, 1981 / dir. Michael Apted)

Estrelado por John Belushi, Blair Brown, Allen Garfield, Carlin Glynn, Val Avery e Tony Ganios, o filme conta a história do repórter de Chicago Ernie Souchak (Belushi), que precisa ficar escondido por um tempo no Colorado, depois de fazer algumas denúncias contra políticos da cidade.

E no Colorado ele conhece a ornitologista Nell Porter (Brown), por quem acaba se apaixonando.

Mas após a morte de uma de suas fontes, Souchak decide voltar para Chicago e enfrentar os corruptos da cidade.

Filme água com açúcar, que passou algumas (várias) vezes na Sessão da Tarde.

4 – Vizinhos (Neighbors, 1981 / dir. John G. Avildsen)

O contador Earl Keese (John Belushi) vive uma vida tranquila e sem grandes emoções ao lado da sua esposa Enid Keese (Kathryn Walker).

Mas sua vida muda quando se mudam para a casa ao lado o maluco Vic Zeck (Dan Aykroyd) e a sexy Ramona Zeck (Cathy Moriaty).

Outra comédia de Belushi que também passou em loop na Sessão da Tarde.

E esta produção tem duas curiosidades interessantes.

A primeira foi que Belushi e Aykroyd trocaram de papeis na pré-produção: Belushi fez o personagem mais tranquilo enquanto Aykroyd fez o selvagem.

E a segunda que este foi o último filme de Belushi, que morreu quatro meses depois do lançamento.

3 – Amor em Dobro (Old Boyfriends, 1979 / dir. Joan Tewkesbury)

Drama focado na psiquiatra Dianne Cruise (Talia Shire), que sofre uma crise de identidade, o que afeta seu casamento. Então ela decide embarcar em uma viagem de carro pelos Estados Unidos, tentando se reconectar com 3 dos seus ex-namorados.

O elenco conta com Richard Jordan, John Belushi, Keith Carradine, John Houseman e Buck Henry.

Belushi faz o papel de Eric Katz, ex-namorado de Dianne, que hoje trabalha como cantor em bailes de colégio.

E apesar de ser um drama, o personagem de Belushi acaba trazendo um pouco de humor para o filme.

2 – 1941 (1979 / dir. Steven Spielberg)

Após o ataque de Pearl Harbor, os Estados Unidos decidem ingressar na 2ª Guerra Mundial. E a população está assustada e com medo de um novo ataque japonês às cidades litorâneas. Principalmente na Califórnia, onde todos acreditam que será o alvo do próximo ataque.

Esta comédia traz diversas histórias que acontecem simultaneamente no sul da Califórnia, como:

  • a tripulação de um submarino japonês decide atacar Hollywood, mas acaba se confundindo e destruindo um parque de diversões em um pier;
  • um piloto novato faz tudo para poder levar a secretária do general para cama, inclusive roubar um avião militar;
  • e um veterano piloto de caça americano que se perde no espaço aéreo americano e é confundido com um caça japonês e acaba sendo atacado pelo exército.

Como são várias histórias, que acabam se interligando no final do filme, o elenco é gigantesco. 

E podemos destacar: Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi, Lorraine Gary, Murray Hamilton, Christopher Lee, Tim Matheson, Toshiro Mifune, Warren Oates, Robert Stack, Treat Williams, Nancy Allen, John Candy, James Caan e Mickey Rourke entre outros.

Belushi aqui faz o papel do Capitão Wild Bill Kelso, piloto louco que se perde nos céus da Califórnia.

1 – Clube dos Cafajestes (National Lampoon’s Animal House, 1978 / dir. John Landis)

Os membros da fraternidade Delta Tau Chi se destacam apenas por suas festas e por arrumarem problemas na Faculdade Faber.

E por isso, o reitor da faculdade faz de tudo para expulsá-los, porém nunca consegue.

Quando finalmente ele encontra uma razão, os membros da faculdade levam adiante um plano de vingança contra o reitor.

Uma comédia que marcou uma geração e serviu como base para diversos outros filmes, focados em fraternidades e faculdades que invadiram os cinemas na década de 80.

Estrelado por John Belushi, Tim Matheson, Thomas Hulce, Peter Riegert, Stephen Furst, Bruce McGill, Karen Allen e James Widdoes, o filme tem uma excelente direção de John Landis, que trouxe um ritmo excelente para a história.

E mesmo com quase 50 anos, ainda é um excelente filme.

Menção Honrosa – Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers, 1980 / dir. John Landis)

Se você achou que este clássico do cinema não estaria aqui nesta lista, vou trazer o grande Rogerinho do Ingá para dizer:

Estrelado por John Belushi e Dan Aykroyd, este filme é baseado nos personagens que eles criaram para o Saturday Night Live e se tornaram uma febre nos Estados Unidos no final da década de 70.

Com direção de John Landis e roteiro de Dan Aykroyd e John Landis, a história do filme todos já conhecem: os irmãos Joliet Jake Blues (Belushi) e Elwood Blues (Aykroyd) resolvem juntar sua banda para levantar o dinheiro e pagar os impostos e assim salvar o orfanato onde eles cresceram.

E mesmo se metendo em diversas confusões, sendo caçados pela polícia, exército, nazistas e uma banda country, eles nunca são presos, afinal eles estão a serviço do Senhor.

O filme é uma mistura de humor, musical e ação. Durante anos, ele manteve o recorde mundial de carros destruídos em apenas uma produção cinematográfica: 104 carros.

O elenco também conta com diversas participações especiais: Cab Calloway, Carrie Fisher, Aretha Franklin, Ray Charles, James Brown, John Candy, Kathleen Freeman, Henry Gibson, Steve Lawrence, Twiggy, Frank Oz, Jeff Morris, Steven B. Williams, Armand Cerami, Chaka Khan, John Lee Hooker, John Landis, Stephen Bishop, Joe Walsh, Paul Reubens e Steven Spielberg.

E a trilha sonora é outro capítulo à parte: ela é perfeita, com o melhor do blues. Além das performances de Jake e Elwood, também temos músicas de Aretha Franklin, Ray Charles, James Brown e Cab Calloway.

Então se você ainda não assistiu este filme, você está errado.

@guimaraesedu

Deixe um comentário