Top 5 Piores Adaptações de Animes

Top 5 Piores Adaptações de Animes

Salve galera.

Adaptações no cinema sempre geram alguma controvérsia.

Pode ser um filme baseado em um livro ou HQ, sempre vai ter um fã reclamando de alguma coisa que não está igual. Algumas vezes realmente os fãs tem razão; outras é puro mimimi.

Mas existe um tipo de adaptação que o cinema de Hollywood ainda não conseguiu acertar: animes.

Este tipo de obra, que já está enraizado na cultura japonesa, sempre sofre quando adaptado pelo cinema americano. 

Vale destacar que as adaptações feitas diretamente no Japão, não sofrem com isso, porque eles sabem como tratar os personagens.

Então hoje, vamos ao nosso Top 5 Piores Adaptações de Animes.

5 – Speed Racer (2008 / dir. Irmãs Wachowski)

Após o sucesso da Trilogia Matrix, as Irmãs Wachowski resolveram se aventurar dirigindo esta adaptação do clássico anime dos anos 60.

Visualmente, o filme é lindo. Os carros que aparecem nas corridas são muito fieis aos carros dos animes.

E a estrela do filme, o Mach 5, é um caso à parte. Ele é perfeito. 

O elenco conta com nomes de peso: Emile Hirsch, Christina Ricci, Ariel Winter, John Goodman, Susan Sarandon e Matthew Fox estrelaram o filme. Mas aí acabam as qualidades do filme.

A história é muito água com açúcar, sem nenhuma criatividade para prender o público. Principalmente o mais novo, que nunca tinha visto o personagem antes.

E apesar de contar com grandes nomes, os protagonistas não entregam boas atuações. Uma pena.

4 – Alita: Anjo de Combate (Alita: Battle Angel, 2019 / dir. Robert Rodriguez)

Com produção de James Cameron e direção de Robert Rodriguez, o filme prometia muito, principalmente se olharmos o elenco: Christoph Waltz, Jennifer Connelly, Mahershala Ali, Ed Skrein, Jackie Earle Haley, Rosa Salazar e Keean Johnson.

Mas o filme novamente se perde quando tenta adaptar os personagens para o cinema americano. Toda a evolução e jornada que envolve Alita se tornaram rasos e quase resumidos a um romance entre dois ciborgues.

3 – Dragon Ball Evolution (2009 / dir. James Wong)

A partir daqui a coisa começa a ficar mais séria (para não dizer triste).

A adaptação de Dragon Ball, que é um dos animes mais famosos do mundo, fugiu totalmente da história original, alterando muito os personagens e seus enredos. Em alguns momentos, parece mais um filme adolescente do que uma adaptação de anime.

Sem contar que até mesmo as cenas de luta são horríveis.

Parte deste desastre se deve ao diretor James Wong (que eu particularmente gosto do trabalho dele, principalmente em Arquivo X), que assumiu não conhecer Dragon Ball antes de assumir a direção do filme.

O elenco também teve críticas. Isso porque conta com atores ocidentais nos papeis principais do que atores orientais. Estrelaram o filme Justin Chatwin, Chow Yun-Fat, Emmy Rossum, Jamie Chung, James Marsters, Joon Park, Eriko Tamura, Randall Duk Kim e Ernie Hudson

2 – A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell (Ghost in the Shell, 2017 / dir. Rupert Sanders)

Tirando o primeiro lugar desta lista, é o filme que mais se perdeu da história original.

Enquanto que o anime traz uma discussão muito similar a que é apresentada em Blade Runner, sobre máquinas que querem viver e a própria visão que temos sobre a humanidade e sobre estarmos vivos, o filme acabou virando apenas uma aventura cyberpunk quase genérica.

Outra crítica ao filme é novamente a escolha de atores ocidentais para os papeis principais, deixando os orientais em segundo plano.

O elenco conta com Scarlett Johansson, Pilou Asbæk, Takeshi Kitano, Daisuke Aramaki, Juliette Binoche e Michael Pitt.

1 – Death Note (2017 / dir. Adam Wingard)

Este filme é a prova de que o cinema americano não sabe adaptar animes.

Novamente a profundidade da história e dos personagens é substituída por um filme adolescente americano.

Produzido e lançado diretamente pela Netflix, o filme tem apenas uma coisa boa, que é a interpretação (mesmo que digital) de Willem Dafoe como Ryuk, o deus da Morte e dono original do Death Note.

No resto, o filme é uma das piores adaptações já vistas. 

A trama é fraca, o elenco entrega péssimas atuações e toda a trama do anime, que mostra dois personagens extremamente inteligentes se confrontando é substituído por dois tapados.

Enfim, não vale a pena assistir.

@guimaraesedu

Deixe um comentário