Maratona Oscar: A Substância/Anna Barros

Maratona Oscar: A Substância/Anna Barros

A Substância é um filme de bodyterror que fala de temas pertinentes ao universo feminino como envelhecimento e etarismo. Quando uma atriz ganhadora do Oscar é demitida do seu programa de TV fitness por ter 50 anos, isso gera impacto nela e em quem está assistindo. Até que ela recebe pelo correio uma substância que fará com que sua versão mais nova seja criada, de 25 anos, e que ocupa o seu lugar na televisão. A versão jovem é narcisista, egoísta e não tem nada na cabeça e maltrata a versão antiga.

À medida que o tempo vai passando as duas versões tentando conviver juntas e usar todos os refis para se manterem jovens e vivas. Até que a versão jovem se deteriora e vai se despedaçando no dia que seria o grande auge do seu sucesso: a festa televisiva de Ano Novo. O clímax vira um fracasso.

A versão antiga, EliZabeth,  vivida por Demi Moore sofre com os efeitos do tempo e com a solidão ao tentar ir num encontro com um amigo do passado e simplesmente não consegue. Demi Moore em seu melhor papel no cinema se forma como a grande concorrente de Fernanda Torres. O papel parece ter sido escrito para ela. Demi desmorona como sua personagem num papel extremamente marcante.

O roteiro original é muito bom e faboriracp a vencer e a direção por uma mulher Coralie Fargat é simplesmente fantástica com a sensibilidade desse universo e com os planos sequência. Seria uma boa surpresa de vencesse.

O filme uns amam e outros odeiam. Eu adorei e senti muita originalidade no tema retratado e no roteiro, realmente me cativando ao falar de estética, etarismo, solidão e envelhecimento. Temas tão consistentes e pertinentes no nosso universo feminino.

Margareth Dualley está muito bem e poderia ter a sua indicação a Melhor Atriz Coadjuvante. Ela faz uma excelente dobradinha com Demi Moore numa simbiose incrível.


“A Substância” recebeu cinco indicações ao prêmio, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz. Além de ser indicada como Melhor Direção, Fargeat também foi nomeada ao prêmio de Roteiro Original pelo filme estrelado por Demi Moore.

Sinopse: Elisabeth Sparkle, renomada por um programa de aeróbica, enfrenta um golpe devastador quando seu chefe a demite. Em meio ao seu desespero, um laboratório lhe oferece uma substância que promete transformá-la em uma versão aprimorada.

5/5 poltronas

Nós cinemas e no Prime Vídeo.

Deixe um comentário