
O longa metragem “Salomé”, dirigido pelo pernambucano André Antônio, se sagrou na última sexta-feira (7) o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2024, levando oito prêmios que incluem os de melhor longa tanto pelo júri oficial quanto popular e melhor roteiro.
A 57ª edição do festival de Brasília, que recebeu mais de 30 mil pessoas ao longo da última semana na capital federal e cidades-satélite, distribuiu 49 prêmios e duas menções honrosas, segundo informou a organização, em prêmios atribuídos por 32 profissionais do audiovisual.
“‘Salomé’ garante vitória ao cinema queer, acumulando oito Candangos, entre eles os de Melhor Longa pelos Júris Oficial e Popular, o de Melhor Atriz Coadjuvante para Renata Carvalho, Melhor Roteiro, Direção de Arte e Trilha Sonora”, destacou o festival em nota.
Em “Salomé”, indica a sinopse, “Cecília, uma jovem modelo de sucesso, retorna a Recife, sua cidade-natal, para passar o natal com a mãe. Certa noite, um vizinho que ela não vê há muito tempo, João, lhe mostra um misterioso frasco contendo uma substância verde tóxica. Cecília começa a se apaixonar por João, mas também descobre que ele está envolvido com uma estranha seita ao redor da figura de Salomé, a sanguinária princesa bíblica.”
Entre os outros filmes premiados na mostra estão “Suçuarana” (MG, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges), “Yõg Ãtak” (MG, rendendo o Candango de melhor direção a Sueli Maxali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna) e o brasiliense “Pacto da Viola” (de Guilherme Bacalhao, com Wellington Abreu conquistando o título de melhor ator).
Mais detalhes podem ser conferidos no site do festival. Veja a seguir a lista de vencedores nas categorias de longa metragem da mostra competitiva nacional:
Melhor Longa-metragem pelo Júri Oficial: “Salomé” (PE), de André Antônio
Melhor Longa-metragem pelo Júri Popular: “Salomé”, de André Antônio
Melhor Direção: Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna por ‘Yõg Ãtak” (MG)
Melhor Ator: Wellington Abreu por “Pacto da Viola” (DF)
Melhor Atriz: Sinara Teles por “Suçuarana” (MG)
Melhor Ator Coadjuvante: Carlos Francisco por “Suçuarana”
Melhor Atriz Coadjuvante: Renata Carvalho por “Salomé”
Melhor Roteiro: André Antônio por “Salomé”
Melhor Fotografia: Ivo Lopes Araújo por “Suçuarana”
Melhor Direção de Arte: Maíra Mesquita por “Salomé”
Melhor Trilha Sonora: Mateus Alves e Piero Bianchi por “Salomé”
Melhor Edição de Som: Pablo Lamar por “Suçuarana”
Melhor Montagem: Luiz Pretti por “Suçuarana”
Prêmio Especial do Júri: Ruy Guerra, diretor de “A Fúria” (RJ)