Salve galera.
Sempre vemos no cinema a história do heroi, que tenta salvar o mundo de alguma força maligna.
Pode ser um canhão laser gigante, um meteoro, uma invasão alienígena.
Mas temos algumas produções em que o mundo não consegue ser salvo.

Então vamos ao nosso Top 5 Filmes em que a Terra Acaba.
5 – Presságio (Knowing, 2009 / dir. Alex Proyas)

O filho do professor de astrofísica do MIT John Koestler (Nicolas Cage) participa da abertura de uma cápsula do tempo, que foi enterrada 50 anos atrás, pela primeira turma da sua escola.
O menino ganha uma folha com diversos números, que aparentemente são aleatórios, que foi escrito por uma menina chamada Lucinda. Mas conforme John vai analisando os números, descobre que eles são datas, número de mortos e coordenadas geográficas de grandes desastres que ocorreram nas últimas cinco décadas, como o 11 de Setembro e o Furacão Katrina.
John também repara que existem 3 datas futuras: 2 são acidentes que causam um grande número de vítimas. Ele também repara que a última data não tem a localização e o número de vítimas.
Com a ajuda da filha e da neta de Lucinda, John descobre que a Terra será destruída por uma erupção solar. E nas coordenadas que acompanham a última data, ele se encontra com uma raça alienígena que está criando uma arca para salvar algumas pessoas da raça humana.
O filho de John e neta de Lucinda são escolhidos pela raça alienígena para serem salvo, mas John fica e morre junto com toda a população do planeta.
Não é o melhor trabalho de Alex Proyas, diretor de O Corvo (The Crow, 1994), Cidade das Sombras (Dark City, 1998), e Eu, Robô (I, Robot, 2004), mas ele tem filmes piores no currículo. E mesmo estando no auge da sua época de canastrão, a atuação de Nicolas Cage está “aceitável” (não estou dizendo boa, apenas ok).
O filme tem um começo bem interessante e a história vai correndo em um ritmo legal. Porém o final estraga a experiência.
Se você ainda não viu, não está perdendo nada.
O elenco também conta com Liam Hemsworth, Ben Mendelsohn e Rose Byrne.
4 – Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Seeking a Friend for the End of the World, 2012 / dir. Lorene Scafaria)

A Terra será destruída em 3 semanas, devido ao impacto com o asteroide Matilda.
E enquanto o asteroide não chega, o vendedor de seguros Dodge Petersen (Steve Carell) é largado pela sua mulher Linda (Nancy Carell). Já sua vizinha Penny Lockhart (Keira Knightley), está triste porque perdeu o último voo para sua cidade natal e assim ficar perto da sua família.
Então, Penny entrega para Dodge uma carta que foi entregue por engano na casa dela. O remetente da carta é Olivia, uma colega de escola por quem Dodge foi apaixonado, dizendo que ela estava divorciada e queria reencontrá-lo.
Dodge e Penny decidem sair em busca de Olivia, enquanto ainda tem tempo, enfrentando um mundo onde as pessoas parecem ter deixado de lado a civilidade e esperança.
É um filme de descoberta, onde duas pessoas totalmente diferentes acabam encontrando algo que nunca tiveram.
Este filme é quase uma comédia romântica, porém ele é um pouco triste. Até porque no final, os protagonistas morrem (assim como todas as pessoas do planeta) no final. E mesmo assim, vale a pena ver.
Martin Sheen, William Petersen, Melanie Lynskey e Amy Schumer também estão no elenco.
3 – Melancolia (Melancholia, 2011 / dir. Lars Von Trier)

O filme conta a história das irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg) e é dividido em 2 partes, cada uma com o nome de uma das irmãs(Parte um, Justine; Parte dois, Claire).
Na primeira parte, é contado a história do casamento de Justine; já na é mostrado o desmoronamento da vida de Claire.
Vale destacar que o filme começa com a colisão da Terra com outro planeta, destruindo toda a vida.
Como todo filme de Lars Von Trier, ele tem diversas camadas e um ritmo bem peculiar. Talvez não seja a melhor obra do diretor, mas ainda sim é um bom filme.
O elenco ainda conta com Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård e Udo Kier.
2 – Não Olhe Para Cima (Don’t Look Up, 2021 / dir. Adam McKay)

O filme conta a história dos astrônomos Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), que descobrem que um cometa está em rota de colisão com a Terra.
Eles avisam a Presidente Americana Janie Orlean (Meryl Streep) e seu filho, o chefe de gabinete Jason Orlean (Jonah Hill). Porém, tanto a Presidente quanto a imprensa não levam o assunto muito a sério. Mas, para desviar a atenção da mídia sobre um escândalo sexual, a Presidente Janie começa a falar sobre destruir o cometa e salvar a Terra.
Até que surge o bilionário Peter Isherwell (Mark Rylance), que descobre que o cometa possui diversos minérios raros, com um plano para diminuir a velocidade dos cometas e assim extrair estes minérios.
Assim o governo cria uma campanha para que as pessoas não acreditem nos astrônomos, porque eles estão divulgando mentiras e que o cometa pode ser a salvação da economia da Terra.
Infelizmente o plano dá errado e o cometa colide com a Terra, matando toda a população.
Talvez não seja o melhor filme sobre o tema, mas o momento do lançamento acabou sendo perfeito: durante a pandemia do Covid 19, quando milhares de pessoas não acreditavam que a doença era tão séria quanto era.
O elenco ainda conta com Chris Evans, Gina Gershon, Michael Chiklis, Ron Perlman, Melanie Lynskey, Himesh Patel, Ariana Grande, Tyler Perry, Rob Morgan e Cate Blanchett.
1 – Interestelar (Interstellar, 2014 / dir. Christopher Nolan)

Antes que alguém fale alguma coisa, dizendo que este Top 5 são filmes em que a Terra acaba e no final deste filme, o planeta não explode e a população consegue sobreviver em outro lugar. Mas vale destacar que a Terra se torna um lugar impossível para que a humanidade continue habitando. Então como não existe mais a possibilidade de vivermos aqui, podemos dizer sim que o planeta acabou.
O filme conta a história de uma equipe de astronautas liderados por Joseph “Coop” Cooper (Matthew McConaughey), que tem a missão de encontrar um novo planeta, uma vez que a Terra está condenada, devido a fatores que em breve irão tornar impossível a vida humana no planeta.
Sei que o filme tem vários pontos que devem ser destacados, mas o único que interessa é: no final, toda a população está sendo transferida para um novo planeta, chamado Edmunds, porque não é possível mais viver na Terra.
Fazem parte do elenco Anne Hathaway, Jessica Chastain, John Lithgow, Michael Caine, Casey Affleck, Wes Bentley, Topher Grace, Matt Damon, David Oyelowo e William Devane.
Este filme é maravilhoso. Vale a pena assistir.