
Começou no último dia 28 de agosto a 81ª edição do tradicionalíssimo Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália, e hoje separamos alguns destaques que merecem sua atenção ao longo do evento, cujo programa termina no próximo dia 7 de setembro.
- Abertura com Tim Burton: o novo longa do aclamado cineasta Tim Burton, “Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice” foi escolhido para abrir o festival semana passada. A sequência do clássico da comédia de fantasia “Os Fantasmas se Divertem”, de 1988, estrela Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara e Jenna Ortega. Mas não está na competição pelo prêmio principal.
- Fechamento com Avati: “L’orto americano”, um terror italiano dirigido por Pupi Avati, será responsável por encerrar os trabalhos do festival.
- Brasil presente: filmes brasileiros foram escolhidos para as exibições principais, entre eles o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, e o grande destaque “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, estrelando Fernanda Torres e Selton Mello na adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva.
- Leão de Ouro: “Ainda Estou Aqui” é um dos 21 filmes que vão brigar pelo Leão de Ouro de principal filme do festival. Outros destaques na disputa incluem “The Room Next Door”, do genial Pedro Almodóvar, e “Queer”, do ótimo Luca Guadagnino.
- Fora da disputa: fora da competição, olhos (além de “Beetlejuice Beetlejuice”) em produções como “Wolfs”, filme de Jon Watts que reúne George Clooney e Brad Pitt; o segundo capítulo de “Horizon”, dirigido e estrelado por Kevin Costner – cuja primeira parte estreou em Cannes mas não foi grande sucesso de público e crítica; e “Disclaimer”, série do Apple TV+ criada pelo vencedor do Oscar Alfonso Cuarón e estrelada por Cate Blanchett.
Bom proveito e um ótimo setembro!